Svolt, empresa subsidiária da Great Wall Motors, anuncia seus planos para o desenvolvimento de baterias com autonomia de 1.000 km para carros elétricos já no próximo ano.
As baterias para carros elétricos já alcançaram um ótimo nível em termos de tecnologia, entretanto, ainda há espaço para muitas inovações, que não param de surgir. A Svolt, uma empresa que pertence à Great Wall Motors (GWM), anunciou oficialmente nas últimas semanas sua nova bateria, com autonomia de 800 a 1.000 km, respectivamente, que serão produzidas já no próximo ano.
Novas baterias para carros elétricos geram mais autonomia e são mais leves
Dando início à bateria que promete mais de 800 km de alcance, um número que surpreende, tendo em vista que é feita à base de lítio-ferro-fosfato (LFP), uma composição que geralmente possui uma densidade de energia mais baixa do que as baterias tradicionais de ferro de lítio.
O componente recebeu o nome de “Dragon Armor” e foi revelado na última sexta-feira (16) durante o terceiro Baterry Day na história da GWM, um evento que acontece todo ano, onde a empresa faz um balanço das tecnologias desenvolvidas e prestes a chegar ao mercado.
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Segundo o presidente e CEO da subsidiária da Great Wall Motors, Yang Hongxin, a nova bateria para carros elétricos representa uma grande evolução no quesito de desempenho e segurança. Tecnicamente falando, ela foi projetada integrando tecnologias como células de lâmina curta, e um novo arranjo de elementos internos que permite controlar melhor a temperatura e o fluxo de energia durante os ciclos de carga e descarga, sem conta uma redução no peso que pode ir de 10 a 20 kg por módulo.
O destaque fica para as células NCM, que alcançam uma alta densidade de energia, suficiente para alcançar mais de 1 mil km de autonomia com apenas uma carga e taxas de carregamento ultrarrápidas, de acordo com dados da subsidiária da GWM.
Empresa da GWM coloca plano de expansão em prática
No meio-termo, a empresa apresentou uma bateria de fosfato ferro lítio manganês (LMFP), que também ganha destaque por sua alta densidade de energia e uma autonomia estimada de 900 km. Essa configuração dispensa o uso de cobalto, contribuindo na redução de custo em 9,5% em comparação à química NCM.
A nova tecnologia está prevista para entrar em produção em 2024. Os dados oficiais sobre a capacidade ainda não foram divulgados pela empresa, mas considerando os dados apresentados pode-se supor três opções, sendo elas NCM: 150 kWh, LFP: 90 kWh e LMFP: 100 kWh.
Além das novas baterias para carros elétricos que podem revolucionar o mercado, a subsidiária da Great Wall Motors coloca em prática seu plano de expansão que inclui a construção de uma fábrica de baterias em território Alemão. Uma unidade com capacidade inicial de 16 Gwh que tem produção prevista para o início de 2024, e em 2025 será inaugurada uma segunda fábrica, também no mesmo país.
GWM chega ao Brasil com mais de 50 lojas
A marca da China divulgou seu lançamento oficial no país no mês de novembro, após anunciar a construção de 50 lojas no país já no próximo ano. A montadora já havia revelado que seu primeiro modelo vendido no mercado nacional será o Haval H6, modelo híbrido que faz até 28,7 km/l.
Embora este novo veículo seja o mais comentado para estrear no país, a marca garantiu que até 2025 lançará 10 carros diferentes no mercado.
Além do modelo, a GWM venderá as linhas Poer com suas picapes, e Tank, com SUVs off-road de luxo no Brasil. A princípio, o novo Haval será importado da China, enquanto o primeiro modelo nacional da empresa será uma picape híbrida flex da linha Poer.