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Stratolaunch Roc, o maior avião do mundo com 117 metros de envergadura, bate novo recorde

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 17/01/2023 às 22:16
Atualizado em 19/01/2023 às 09:57
Stratolaunch Roc, o maior avião do mundo, com 117 metros de envergadura bate novo recorde
Foto: Divulgação

Maior avião do mundo, chamado de Stratolaunch Roc, passa 6 horas voando e bate novo recorde. O modelo é o atual substituto do An-225 Mriya, antigo maior avião do mundo que foi destruído durante a guerra entre Rússia e Ucrânia.

Após o Antonov An-225 Mriya ser destruído durante a guerra entre Rússia e Ucrânia, o gigantesco Stratolaunch Roc ficou com o título de maior avião do mundo e, na última sexta-feira (13), bateu recorde de tempo no ar. O modelo, em seu 9º teste, voou por seis horas acima do deserto de Mojave, localizado na Califórnia, Estados Unidos. O modelo conta com 117 metros de envergadura, sendo maior que um campo de futebol, 15 metros de altura e 73 metros de comprimento.

Stratolaunch Roc poderá lançar diversos veículos hipersônicos

Reprodução/YouTube

O maior avião do mundo conta com 6 motores Pratt & Whitney PW4056 turbofan com 252.4 kN. Segundo o CEO e presidente da Stratolaunch, Zachary Krevor, sua incrível equipe continua progredindo em seu cronograma de testes, e é seu trabalho árduo que aproxima a empresa mais do que nunca da separação segura e de seus primeiros testes de voo hipersônico.

Esses voos serão realizados, em um futuro próximo, por testes hipersônicos, com o Roc levando o banco de testes Talon-A da empresa, um veículo movido a foguete capaz de transportar cargas úteis personalizáveis e atingir velocidades superiores a Mach 5.

O novo maior avião do mundo poderá lançar diversos veículos hipersônicos em uma única missão. Para esta função, a aeronave utiliza um pilão, cuja função é carregar e soltar o Talon-A. Durante este sétimo voo, um pilão recém-instalado foi testado, juntamente com as características de manuseio do avião.

Stratolaunch Roc e sua utilização comercial no próximo ano

A Stratolaunch integrou recentemente o TA-0, o primeiro hipersônico de testes Talon-A, indicando que o transporte e o lançamento destes veículos podem ser testados em breve. Em paralelo, está sendo feita a integração do sistema para o veículo de testes de voo hipersônico TA-1 e para um terceiro, TA-2, sendo este o primeiro veículo reutilizável da empresa.

Segundo a empresa, a expectativa é que os serviços de voo hipersônico do maior avião do mundo estejam disponíveis para clientes do mercado ou do Governo já no próximo ano.

No ano passado, o Stratolaunch Roc permaneceu por 3 horas em voo e atingiu uma altitude de 8.200 metros. Essa foi a maior altitude atingida pela aeronave ao longo de seu desenvolvimento, gerando um esforço nas expectativas da empresa.

Krevor ressaltou na época que o voo realizado é uma história de sucesso da capacidade da equipe Stratolaunch de expandir o ritmo operacional para o ritmo desejado por seus clientes para testes de voos hipersônicos frequentes.

O executivo acrescentou que foi possível demonstrar o desempenho do atual maior avião do mundo, necessário para que seu veículo hipersônico Talon atinja sua extensa faixa de design de condições hipersônicas.

Conheça o Antonov An-225 Mriya

O Antonov An-225, que foi o maior avião do mundo por diversos anos, foi destruído em fevereiro do último ano no início da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. O cargueiro foi atingido no ataque ao aeroporto de Gostomel, próximo à capital Kiev, e acabou sendo um dos marcos da luta entre os países, pois é considerado um orgulho para os ucranianos.

O avião não conseguiu ser retirado do local após o início do conflito por estar passando por uma manutenção após seu último voo no começo do mesmo mês. Outra alegação sobre o que teria impedido a retirada é que a pista onde ele estava havia sido danificada, impossibilitando a decolagem.

A destruição do avião também colocou em xeque qual seria o futuro da empresa responsável, a Antonov. Por conta da incapacidade de operar voos a partir de Kiev, a empresa mudou sua base de operações temporariamente para Leipzig, na Alemanha.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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