1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Stellantis registra patente de carros sem pedal de acelerador e freio; volante fará ambas as funções, entenda!
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Stellantis registra patente de carros sem pedal de acelerador e freio; volante fará ambas as funções, entenda!

Escrito por Débora Araújo
Publicado em 17/07/2024 às 05:55
Stellantis registra patente de carro sem pedal de acelerador e freio; volante fará ambas as funções, entenda!
Foto: Canva

Stellantis apresenta um protótipo de carro sem freio e acelerador que promete transformar a direção de carros autônomos e aumentar a acessibilidade para motoristas com deficiências.

Imagine um carro sem acelerador e pedal de freio. Parece coisa de filme futurista, mas a Stellantis está trabalhando exatamente nisso! A empresa está desenvolvendo um novo protótipo de volante, que lembra um manche de avião, capaz de substituir completamente os tradicionais pedais de freio e acelerador. Isso não só facilita a direção em carros autônomos, mas também oferece uma nova solução para pessoas com deficiências (PcD). Quer saber mais sobre esse carro sem freio e acelerador? Então continue lendo que te daremos os detalhes da tecnologia que pode trazer o fim do acelerador e freio tradicionais.

Stellantis e o carro sem acelerador

As imagens deste protótipo foram registradas no escritório de patentes dos EUA e recentemente reveladas pelo site CarBuzz. A mecânica é engenhosamente simples e direta: para acelerar, o motorista empurra o volante em direção ao painel; para frear, puxa-o de volta.

Novo volante da Stellantis
Foto: Reprodução/Escritório de patentes dos EUA

Este design não só facilita a direção, permitindo o controle com apenas uma mão, mas também oferece flexibilidade para adaptar o volante a diferentes estilos, assegurando sempre a ergonomia de um manche (alavanca de controle usada em aeronaves).

A Stellantis está de olho em tornar a direção mais acessível e eficiente. A tecnologia utilizada no protótipo é o steer-by-wire, que cria uma conexão virtual entre o volante e as rodas, eliminando a necessidade da coluna de direção tradicional. Essa tecnologia é perfeita para carros autônomos e para a nova função de aceleração e frenagem através do volante.

Desafios da nova tecnologia

No entanto, surge uma preocupação: durante uma frenagem, a inércia pode fazer com que o motorista, involuntariamente, empurre o volante contra o painel, resultando em aceleração indesejada. Uma possível solução para isso poderia ser incorporar sistemas autônomos ao veículo que, automaticamente, neutralizassem a aceleração ou iniciassem a frenagem.

Alternativamente, poderia-se considerar a inversão das funções do volante, de modo que empurrar resultasse em frenagem e puxar em aceleração, alinhando as ações de controle com as forças físicas naturais para facilitar uma condução mais intuitiva.

Outras montadoras inovam com carro sem acelerador e freio em

A Stellantis não está sozinha nessa inovação. Outras montadoras também estão explorando conceitos similares. A Tesla, por exemplo, já instalou um volante parecido na picape Cybertruck, projetado para ser retraído facilmente no futuro dos carros autônomos.

A Toyota apresentou o NEO Steer, um sistema que funciona como uma alavanca para acelerar e frear o carro, também visando acessibilidade para motoristas PcD. A Mazda tem um projeto semelhante.

Impactos e benefícios para pessoas com deficiências

A adaptabilidade desse novo volante é um grande avanço para a acessibilidade. Motoristas com deficiências poderão encontrar mais facilidade e conforto ao dirigir, sem a necessidade dos tradicionais pedais de freio e acelerador. Esse design inclusivo pode transformar a experiência de direção para muitos, proporcionando mais autonomia e segurança.

O desenvolvimento desse protótipo pela Stellantis é um passo importante para o futuro dos carros autônomos. A eliminação dos pedais de freio e acelerador é uma adaptação que se alinha perfeitamente com a visão de veículos totalmente autônomos. Com a integração de sistemas avançados de direção e controle, a segurança e a eficiência dos veículos podem ser significativamente melhoradas.

O fim do acelerador e freio convencionais?

A revolução que a Stellantis está propondo com o carro sem freio e acelerador é uma inovação que promete mudar a forma como dirigimos. A introdução de um volante que combina as funções de aceleração e frenagem não só facilita a direção em carros autônomos, mas também oferece uma solução inclusiva para motoristas com deficiências.

Essa abordagem inovadora, combinada com tecnologias avançadas como o steer-by-wire, pode redefinir os padrões de segurança e acessibilidade na indústria automotiva. À medida que mais montadoras exploram esses conceitos, estamos nos aproximando de um futuro onde a direção será mais segura, eficiente e acessível para todos.

A Stellantis, com sua visão de eliminar o freio e o acelerador tradicionais, está na vanguarda dessa transformação. O protótipo de volante em forma de manche é um passo ousado em direção a um novo paradigma de mobilidade, onde a tecnologia e a inovação se unem para criar um mundo mais inclusivo e avançado.

Se você está curioso para ver como será o futuro dos carros, fique de olho na Stellantis e suas inovações. O fim do acelerador e freio tradicionais pode estar mais próximo do que imaginamos, trazendo consigo uma nova era de veículos autônomos e acessíveis. A revolução na direção já começou, e a Stellantis está liderando o caminho com seu carro sem acelerador e freio.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Débora Araújo

Escrevo sobre energias renováveis, automóveis, ciência e tecnologia, indústria e as principais tendências do mercado de trabalho. Com um olhar atento às evoluções globais e atualizações diárias, dedico-me a compartilhar sempre informações relevantes.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x