A Stellantis anunciou recentemente seu mais novo carro elétrico. O modelo será construído pela marca Citroën e vendido por cerca de R$ 128 mil.
A Stellantis, gigante do setor automotivo e dona de 14 marcas, anunciou seu mais novo carro elétrico a bateria com preço acessível ainda em 2023. O preço inicial do novo veículo, que será da Citröen, ficará abaixo de US$ 27 mil o que, em conversão direta na cotação atual, é algo em torno de R$ 128 mil, segundo dados da Bloomberg e da Autocar.
Carro elétrico da Stellantis possui 300 km de autonomia
Definido para ser desenvolvido sob a marca Citroën na fábrica do grupo na Eslováquia, o próximo carro elétrico terá o apelido de e-C3 e se encaixará em algum lugar entre o Opel Astra e o chinês Dacia Spring. Resumindo, a expectativa é que o veículo tenha um tamanho parecido com o Chevrolet Bolt EV, que está prestes a ser aposentado.
Simultaneamente, o novo modelo deve disponibilizar autonomia de mais de 300 km com apenas uma carga. O próximo carro elétrico da marca francesa também busca competir com a próxima geração do Renault 5, assim como o planejado hatch elétrico acessível da Volkswagen, que ainda está a aproximadamente dois anos de distância.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Segundo o CEO da Citroën, Thierry Koskas, a montadora possui um histórico de produzir carros acessíveis e seu papel agora é tornar a mobilidade elétrica acessível a todos. Não há equivalente a este carro atualmente.
Em março, a montadora, sediada em Hexagon, anunciou seus planos de lançar uma mistura de pequenos carros elétricos com preços em torno do valor de US$ 27 mil, o equivalente a R$ 128 mil, superando seus principais rivais da Europa em alguns milhares de dólares.
Novo carro elétrico da Stellantis terá como base a plataforma BEV-native
Detalhes técnicos concretos ainda não foram divulgados, entretanto a montadora francesa afirmou que o novo carro elétrico terá aproximadamente quatro metros de comprimento e que estaria totalmente equipado de série. Isso significa que o novo e-C3 da Citroën provavelmente terá ar condicionado e vidros elétricos.
Além disso, a montadora mencionou que seu novo modelo elétrico acessível de emissão zero terá como base a plataforma BEV-native, entretanto não entrou em detalhes sobre isso. Segundo informações, o novo veículo anunciado pela Stellantis será fortemente relacionado ao C3 que estreou na Índia em 2022 e, posteriormente, na América do Sul com base em uma versão da arquitetura CMP do grupo, que também sustenta o Jeep Avenger e o Opel Corsa.
Para manter os custos baixos, o executivo da empresa afirma que o novo carro elétrico será disponibilizado em apenas três níveis de acabamento, cada um com no máximo 5 opções. Essa tática foi empregada recentemente por outras montadoras, como é o caso da Ford, em uma tentativa de agilizar o processo de produção e ampliar as margens de lucro.
A montadora francesa, estabelecida há 104 anos, busca uma participação de mercado de 5% na Europa, que pode atingir já no segundo semestre deste ano, acima dos 3,7% do último ano.
Montadora também focará em veículos movidos a Etanol
O CEO do Grupo Stellantis, português Carlos Tavares, afirmou que os consumidores brasileiros não precisam de carros elétricos, mas sim de etanol.
A declaração foi dada em uma coletiva com jornalistas de todo o mundo, no evento de divulgação dos resultados financeiros do grupo em janeiro deste ano.
A resposta foi dada após o CEO da companhia ser questionado sobre os impostos que incidem sobre os veículos elétricos no Brasil. O executivo afirma que não há motivos para as pessoas levarem carros elétricos ao país, visto que não faz sentido se comparado com um carro que pode rodar com 100% de etanol.