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A Sonda de perfuração Deepsea Metro I foi vendida por $262.5 milhões

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 24/10/2018 às 10:40

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negócios oilfield drillship

A Golden Close Maritime Corp. anunciou [terça-feira] a venda de sua única plataforma de perfuração, a Deepsea Metro I, para um comprador asiático

O navio de perfuração, construído em 2011 pela Hyundai Heavy Industries e gerido pela Odfjell Drilling, não tem operações na Malásia desde 2017, depois de ter visto o seu mais recente contrato em águas disputadas no mar do Vietname interrompido devido a força maior. Desde então, a sonda foi uma das principais candidatas a transações.

Embora o comprador não esteja confirmado, é provável que seja a Turkish Petroleum (TPAO). A TPAO adquiriu o equipamento irmão do Deepsea Metro I, Deepsea Metro II, (agora chamado Fatih) em novembro de 2017.

Valores de perfuração estão se movendo mais alto

O Bassoe Analytics mostra uma faixa de valor de US $ 222 a US $ 246 milhões para o Deepsea Metro I comparado ao preço de aquisição de US $ 262,5 milhões.

Em uma atualização na semana passada,  os valores para navios-sonda modernos em águas ultraprofundas (sexta e sétima geração) aumentaram em mais (aproximadamente) 5%. Esse movimento ascendente é principalmente baseado em sentimentos  pelas tendências atuais de utilização e de taxa de câmbio. E esperamos que transações no futuro próximo sejam deste nível para cima.

Embora este acordo  é um exemplo de uma entidade estatal que está desenvolvendo suas próprias atividades offshore e que quer operar suas próprias plataformas offshore – a TPAO parece interessada em cronometrar o mercado corretamente.

Considerando que a sonda é provavelmente bem mantida e será operada pelo proprietário (assumindo que a TPAO é o comprador), acreditamos que o preço de venda é justo, se for ligeiramente mais favorável ao vendedor hoje. Mas, com o tempo, esse negócio pode parecer ótimo para o comprador.

Para referência, a Bassoe Analytics avalia os navios de perfuração de 7ª geração mais novos e mais específicos da frota em US $ 329–364 milhões. No outro extremo do segmento, a maioria dos navios-sonda de 6ª geração subiu para cerca de US $ 215-238 milhões.

Outra sonda retirada do mercado internacional

Como a plataforma provavelmente não continuará competindo no mercado internacional de águas ultraprofundas, a transação pode ser vista como positiva para outros proprietários de navios-sonda. O nível de preços também adiciona suporte real a valores para ativos semelhantes.

Mais compradores para buscar competitividade com o bloqueio de valores baixos de ativos

Não há muito a dizer sobre o mercado de perfuradores agora. É um pouco melhor do que há um ou dois anos, mas a utilização (pouco acima de 50%) e as novas datas diárias do dispositivo permanecem emperradas. A maioria dos novos contratos está na faixa de US $ 140.000 a US $ 200.000, dependendo da região e do ativo.

Mas há um número crescente de proprietários de equipamentos e investidores que concordam conosco que o mercado experimentará uma utilização significativamente maior, o que poderia fazer com que as tarifas diárias dobrassem. O problema é que ninguém está certo sobre quando isso vai acontecer.

Algumas empresas, como a Northern Drilling, tentaram tirar proveito dos baixos valores da sonda e reduziram o retorno do mercado à grandeza. Se isso acontecer dentro de um prazo razoável, eles gerarão fluxos de caixa fortes. Isso é o que impulsiona os valores agora e esperamos que isso continue.

Com várias outras perfuratrizes ultra-profundas em jogo agora (Bolette Dolphin e Pacific Zonda, entre outras), procure mais pontos de referência para vir.


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Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

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