As inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019 começaram nesta terça-feira, 04, com recorde de vagas ofertadas neste período.
Serão 59.028 em 76 instituições públicas de ensino em todo o país, contra 57.271 em 2018. O maior número de matrículas será para os cursos de Administração (1.996), Pedagogia (1.989) e Ciências Biológicas (1.748). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 69% das vagas são ofertadas por universidades federais.
No ranking total de cadeiras destinadas a novos alunos, Minas está em segundo lugar, com 8.479, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, que tem 12.937. Em terceiro vem a Bahia, com 6.745; e em quarto, a Paraíba, com 5.990.
- Trabalhe em Portugal: Multinacional Dinamarquesa abre vagas para engenheiros, técnicos, analistas e mais
- Cidade no Paraná vai ganhar NOVO AEROPORTO! Obra promete revolucionar de vez a região com empregos e alavancagem na economia
- Apenas para corajosos! O trabalho mais PERIGOSO do MUNDO paga até R$ 20 mil por mês no Brasil
- Quer ganhar R$ 2 mil para estudar? Universidade Federal oferece curso gratuito online (EAD) com certificado e subsídio garantido para todo o Brasil!
Interessados devem acessar a página sisu.mec.gov.br e preencher o cadastro até sexta-feira, 07 de Junho. É necessário informar o número de inscrição no Enem 2018 e a senha mais atual de acesso. Quem não se lembra dos dados deve fazer o resgate de informações na página eletrônica do próprio Sisu.
O resultado da chamada regular será divulgado em 10 de junho. As matrículas devem ser realizadas entre os dias 12 e 17. Já o prazo para aderir à lista de espera é de 11 a 17 de junho e a convocação desses estudantes ocorrerá após o dia 19.
Pode participar do Sisu quem fez prova do Enem em 2018 e obteve nota na redação acima de zero.
Do total de vagas ofertadas, 26.535 serão preenchidas obedecendo à Lei de Cotas (Lei 12.711/12), que estabelece que 50% das matrículas em universidades federais e das instituições federais de ensino técnico de nível médio devem ser reservadas a estudantes de escolas públicas.
Dentro da lei, há a reserva de vagas para negros, pardos e indígenas, de acordo com a porcentagem dessas populações nas unidades federativas.
A consulta de vagas está aberta no site do Sisu desde o dia 23. Os participantes podem fazer a busca por curso, instituição de ensino ou município de interesse. “É muito importante que o aluno se planeje ao longo do ano para fazer a melhor escolha”, diz o secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima.
De acordo com o ministério, a maior parte das vagas (51,07%) é em período integral. Neste semestre, são ofertadas 19.458 (33%) vagas noturnas.