1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Sistemas verticais de energia solar criados por empresa americana podem ser usados como cercas residenciais ou públicas ao longo de estradas e até mesmo ao lado de linhas de trem
Tempo de leitura 3 min de leitura

Sistemas verticais de energia solar criados por empresa americana podem ser usados como cercas residenciais ou públicas ao longo de estradas e até mesmo ao lado de linhas de trem

Escrito por Geovane Souza
Publicado em 14/02/2023 às 00:38
Sistemas verticais de energia solar criados por empresa americana podem ser usados como cercas residenciais ou públicas, ao longo de estradas e até mesmo ao lado de linhas de trem
FONTE: Sunzaun/Divulgação

Os sistemas verticais de energia solar da Sunzaun correm paralelo ao terreno acidentado do vinhedo por mais de 60 metros e fornece energia para a fazenda, principalmente pela manhã e à tarde, no exemplo montado pela empresa

A Sunstall, empresa que instala sistemas de energia solar, anunciou que acabou de criar a Sunzaun, uma repartição que fabrica sistemas verticais de energia solar para uso em fazendas e outras situações agrícolas. 

A empresa, situada em Novato, na Califórnia, diz que seus sistemas solares verticais também podem ser utilizados como infraestrutura municipal. Por exemplo, os sistemas solares verticais da empresa podem ser usados como cercas residenciais ou públicas, ao longo de estradas e ao lado de linhas de trem.

Os sistemas verticais de energia solar da Sunzaun foram desenvolvidos para a área em expansão de agro voltaicos, que descreve a situação em que a energia solar e as práticas agrícolas coexistem na mesma terra. Ao redor ou mesmo no topo dos painéis solares podem ser vistos campos de cultivo ou rebanhos de ovelhas pastando.

Os painéis solares oferecem uma série de vantagens, incluindo o uso eficaz da terra, energia limpa e até mesmo a possibilidade de reduzir o uso de água como resultado da sombra que geram.

A Sunzaun afirma que seu sistema é capaz de suportar painéis solares bifaciais verticais com e sem moldura e que os fios são controlados com segurança. Além disso, a empresa diz que seu sistema se destina a acomodar painéis solares bifaciais verticais e horizontais.

Os dispositivos são capazes de suportar uma carga de vento de até 0,084 psi e podem ser usados em declives de até 15 graus. A empresa afirma que está em processo de manutenção de sua certificação UL 2703, que é o padrão de segurança para módulos e painéis fotovoltaicos.

Pesquisadores da Universidade de Ciências Aplicadas de Leipzig afirmam que sistemas de painéis solares bifaciais com um lado voltado para o leste e o outro para oeste podem produzir a mesma quantidade de energia que os sistemas inclinados ao Sul

Veja nesse exemplo o vinhedo em Somerset, Califórnia, conhecido como Somerset Gourmet Farm, e dê uma olhada no método que a Sunzaun usa. Um microinversor e duas baterias estão ligados aos seus 43 módulos verticais bifaciais, que juntos têm uma potência de 23 kW.

Sistemas verticais de energia solar criados por empresa americana podem ser usados como cercas residenciais ou públicas, ao longo de estradas e até mesmo ao lado de linhas de trem
FONTE: Sunzaun/Divulgação

Os sistemas verticais de energia solar da Sunzaun correm paralelo ao terreno acidentado do vinhedo por mais de 60 metros e fornecem energia para a fazenda, principalmente pela manhã e à tarde. Essa construção vertical não apenas fornece sombra ao agricultor, mas também possibilita que ele posicione suas colheitadeiras próximo ao Sunzaun. Nesta abordagem, a viticultura e a geração de energia renovável podem aumentar a eficiência do uso da terra.

Pesquisadores da Universidade de Ciências Aplicadas de Leipzig afirmam, em um artigo publicado em agosto de 2022 na revista Smart Energy, que a montagem de painéis solares bifaciais com um lado voltado para o leste e o outro voltado para o oeste produziria energia limpa na mesma intensidade de sistemas inclinados ao Sul.

Geovane Souza

Geovane Souza é especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

Compartilhar em aplicativos