Siemens Gamesa assinou um pedido recorde para sua plataforma líder de energia eólica chamada turbina Siemens Gamesa 5.x, para abastecer o parque eólico São Vitor, no nordeste.
O parque de energia eólica será equipado com 75 turbinas da Siemens Gamesa 5.8-170 com tecnologia OptimaFlex, operando a 6,2 MW. A previsão é de que o parque eólico, no estado da Bahia, entre em operação no final de 2022. A Essentia Energia fornecerá a energia produzida no local a um grande fornecedor de energia elétrica do país por meio de um Contrato de Compra e Venda de Energia (PPA).
Leia também
Muitos pedidos de energia eólica para nov0os projetos brasileiros junto a Siemens Gamesa
Combinado com um contrato para o parque eólico Tucano de 312 MW, no estado da Bahia, a Siemens Gamesa já registrou 777 MW de pedidos para sua plataforma 5.X no Brasil. Globalmente, a empresa já registrou mais de 1,5 GW de pedidos para esta turbina revolucionária do setor, que oferece um dos custos de energia nivelados (LCoE) mais competitivos do mercado por meio de sua classificação de potência e tamanho do rotor.
“Este é um grande passo para a energia renovável brasileira, que ajudará a levar energia limpa para muitos outros milhares. O projeto também empregará tecnologia líder de mercado, o que significa que podemos instalar menos turbinas e, ao mesmo tempo, produzir maior capacidade de energia. Estamos felizes em fazer isso ao lado de um parceiro financeiro tão forte, Patria Investments, uma aliança que esperamos construir nos próximos anos ”, disse Lars Bondo Krogsgaard, CEO da empresa Onshore da Siemens Gamesa.
- Projeto Noronha Verde: Transição Energética e Caminho para Fontes Renováveis em Fernando de Noronha pela Neoenergia
- Como a aquisição da AES Brasil coloca a Auren no topo: descubra a terceira maior geradora de energia do Brasil e seu segredo de sustentabilidade
- Reciclagem criativa: turbinas eólicas viram minicasas! Designers revolucionam setor ao dar nova vida a equipamentos antigos e enfrentar um dos maiores desafios da energia sustentável
- China e Brasil se juntam para impulsionar a energia eólica offshore: você sabia que o Brasil possui um dos maiores potenciais eólicos marítimos do mundo?
Em 2019, 19,5 GW de energia eólica foram adquiridos por meio de PPAs de mais de 100 empresas em 23 países, de acordo com dados da Bloomberg New Energy Finance ( BNEF ).
“A energia renovável tem sido um setor fundamental para a Patria Investments dentro de nossa prática de infraestrutura. Vivemos uma época em que a sustentabilidade e o meio ambiente são uma preocupação crescente da sociedade. Nesse contexto, as energias renováveis tornam-se ainda mais relevantes. Essa parceria reforça nosso compromisso com o setor e nossa participação ativa no desenvolvimento de uma área crítica para a região. A Essentia Energia é uma empresa do portfólio da Patria Infrastructure IV, o maior fundo já captado para o segmento de infraestrutura para a América Latina ”, afirma Marcelo Souza, presidente da Essentia Energia, sócia da Patria e responsável pela Vertical Energy.
A Siemens Gamesa produzirá localmente esta nova turbina em sua fábrica em Camaçari, no estado da Bahia, por sua vez, impulsionando a economia local e aumentando a competitividade da plataforma Siemens Gamesa 5.X. O pedido também inclui um contrato de serviço e manutenção.
O Brasil é o sétimo maior mercado de energia eólica do mundo, segundo o Global Wind Energy Council (GWEC), com mais de 17 GW de capacidade instalada.