1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Siemens e Mahle fecham parceria para desenvolver carregador sem fio para carros elétricos
Tempo de leitura 3 min de leitura

Siemens e Mahle fecham parceria para desenvolver carregador sem fio para carros elétricos

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 16/08/2022 às 13:08
Siemens e Mahle fecham parceria para desenvolver carregador sem fio para carros elétricos
Foto: Reprodução/insideevs

A Siemens e Mahle, estão unindo forças para fabricar um carregador sem fio para carros elétricos. A tecnologia poderá popularizar os veículos eletrificados mais ainda.

O carregamento sem fio será um fator essencial para tornar os carros elétricos cada vez mais populares no mercado. Sendo assim, a Siemens e Mahle fecharam um acordo para desenvolver novos projetos. Os esforços das duas empresas gigantes do setor de tecnologia se concentram no desenvolvimento de um único padrão para tornar o carregador sem fio para carros elétricos menos complexos e mais acessíveis.

Setor global de carros elétricos se interessa pelo carregador sem fio

Carregamento sem fio para veículos elétricos? Montadora faz testes

Na prática, o objetivo da Siemens e da Mahle é desenvolver um hardware e infraestrutura de carregamento que faça que às duas partes atuem padronizadas para toda a indústria de veículos. De acordo com a Siemens, o carregador sem fio é o mercado do futuro e facilitará a vida dos motoristas do futuro.

O desenvolvimento técnico por trás dos sistemas desse tipo de tecnologia será coordenado com marcas automotivas e parceiros de infraestrutura para impulsionar as operações e desenvolver tecnologias a nível global. De modo geral, o carregador sem fio é um aspecto de grande interesse por empresas de todo o setor automobilístico.

Já foram desenvolvidos diversos projetos, incluindo o do WiTriCity, que vê a Siemens e a Mahle como licenciados e começou os testes na Coreia do Sul devido a uma parceria com a Hyundai.

A Wave, por outro lado, começou um projeto para um carregador sem fio para ônibus elétricos, enquanto a israelense ElectReon desenvolveu, ao lado de diversos parceiros, a Arena do Futuro na rodovia A35 Brebemi para que os carros possam ser recarregados ainda em movimento.

Já em relação aos carros elétricos, o IM L7 da chinesa Alibaba é o primeiro, e até agora o único, carro elétrico que possui carregamento sem fio nativo. O veículo possui 540 cv de potência, promete 1 mil km de autonomia com uma carga e está à venda apenas na China.

Empresas começam testes para carregamaento sem fio

No início deste ano, a Volvo testou uma solução de carregamento na Suécia que pode levar à capacidade de estacionar um carro elétrico e dirigir depois com uma bateria totalmente carregada sem nenhum fio.

A Volvo está longe de ser a primeira empresa a testar sistemas de carregamento de carros elétricos sem fio. Além da Siemens, Mahle e Volvo, uma empresa chamada Genesis possui um modelo SUV que pode ser carregado sem fio, e a BMW vem testando a tecnologia há alguns anos. 

A Volvo anunciou os testes das estações com carregadores sem fio na Suécia, com o programa de testes programado para durar três anos. Os carregadores sem fio serão responsáveis por fornecer 40 kW de energia, o que é quase o mesmo disponibilizado pela maioria dos carregadores rápidos com fio.

Novas formas de ampliar a autonomia

Com foco em ampliar a autonomia dos carros elétricos, a empresa americana Laser Power System começou o desenvolvimento de um propulsor que utiliza o tório, elemento semelhante ao urânio, na produção de energia para alimentar o veículo.

Segundo CEO da empresa, Charles Stevens, com apenas uma grama do elemento é possível gerar energia equivalente a 28 mil litros de gasolina.

O executivo afirma que 8 gramas seria suficiente para que os carros elétricos possuam autonomia infinita e os pequenos pedaços de tório foram utilizados para a geração nuclear e posicionados para criar um laser de tório.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos