Cerimônia de corte de aço na Coreia do Sul marca o início da fabricação da unidade flutuante de gás natural liquefeito (FLNG) para o projeto Cedar LNG, liderado por uma nação indígena.
O estaleiro Samsung Heavy Industries (SHI) deu início oficial à construção de um navio flutuante de gás natural liquefeito (FLNG) destinado ao Canadá. Uma cerimônia de corte de aço, realizada em 26 de maio de 2025, na Coreia do Sul, marcou o avanço do projeto Cedar LNG, de US$ 4 bilhões. Este projeto é desenvolvido pela Pembina Pipeline Corporation e pela Nação Haisla, estabelecendo um novo padrão para a exportação de GNL liderada por indígenas.
O começo da fabricação do navio FLNG
A cerimônia representa um marco fundamental para o projeto Cedar LNG. Segundo os desenvolvedores, o evento dá início à fabricação de componentes específicos da embarcação. O trabalho continuará em paralelo com o desenvolvimento do projeto completo do sistema FLNG.
“Este é um momento emocionante para a Cedar LNG, pois representa o início oficial da construção do que será uma instalação flutuante de GNL inovadora, de classe mundial e com baixa emissão de carbono”, afirmou Craig Day, Diretor de Projetos da Cedar LNG.
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Liderança indígena e sustentabilidade
O projeto é um símbolo de uma nova era de exportação de GNL liderada por indígenas para a Colúmbia Britânica, o Canadá e o mundo. Uma vez finalizado, o navio FLNG será transportado da Coreia do Sul para o seu local de operação no território tradicional da Nação Haisla.
“Ver o navio flutuante de GNL começar a tomar forma é incrível”, disse a Conselheira-Chefe Crystal Smith. Ela destacou que o navio servirá como um lembrete do que é possível quando as nações indígenas participam ativamente da gestão de seus recursos. A escolha por uma instalação flutuante reflete os valores de sustentabilidade e proteção ambiental da Nação Haisla, minimizando os impactos na região.
Capacidade e prazos da unidade FLNG
A conclusão do navio FLNG está prevista para 2028. A entrada em operação do projeto Cedar LNG é esperada para o final do mesmo ano.
A instalação terá capacidade para processar 400 milhões de pés cúbicos padrão de gás natural por dia. A produção anual de GNL será de 3,3 milhões de toneladas, destinadas aos mercados internacionais.
Um FLNG de baixa emissão para mercados asiáticos
Com o sinal verde recebido em junho de 2024, o projeto Cedar LNG será alimentado por energia hidrelétrica da rede da Colúmbia Britânica. Isso permitirá a produção de um GNL classificado como de ultrabaixo carbono. Acredita-se que o GNL do projeto tenha potencial para substituir fontes de energia com maiores emissões na Ásia.
A localização do terminal é estratégica, oferecendo uma das rotas de navegação mais curtas para os principais mercados asiáticos. Em março, uma subsidiária da ExxonMobil na Ásia-Pacífico fechou um acordo para comprar aproximadamente 1,5 milhão de toneladas por ano de GNL da instalação.
Os responsáveis pela construção e viabilidade do projeto
A Samsung Heavy Industries (SHI) e a Black & Veatch foram selecionadas para o contrato de engenharia, aquisição e construção (EPC) da unidade FLNG. A empresa GTT será responsável pelo projeto do tanque de contenção do navio.
Além do investimento privado, o projeto recebeu em março um apoio de até 200 milhões de dólares canadenses (aproximadamente US$ 139,8 milhões) do governo do Canadá, reforçando sua viabilidade e importância nacional.