1. Início
  2. /
  3. / Shell recebe licença para perfuração de poços da Bacia de Santos
Tempo de leitura 2 min de leitura

Shell recebe licença para perfuração de poços da Bacia de Santos

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 24/09/2019 às 01:00
Atualizado em 23/09/2019 às 17:38

Sem categoria

Shell, vaga, emprego, rio de janeiro, engenheiro
Shell, vaga, emprego, rio de janeiro, engenheiro
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A Shell solicitou ao Ibama a licença de operação para a atividade de perfuração marinha no bloco Alto de Cabo Frio Oeste,  da Bacia de Santos em outubro do ano passado.

A Shell recebeu do Ibama a licença para a perfuração de até três poços exploratórios no bloco Alto de Cabo Frio Oeste, no pré-sal da Bacia de Santos. A licença prevê a perfuração dos poços pela sonda Brava Star e tem validade de quatro anos. Shell planeja investir cerca de US$ 2 bilhões por ano até 2025 no Brasil.

A companhia solicitou ao Ibama a licença de operação para a atividade de perfuração marinha no bloco Alto de Cabo Frio Oeste, em outubro do ano passado.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

De acordo com comunicado da Shell, o Ibama determinou que a companhia realizasse um estudo ambiental de perfuração, para obter a licença.

Alto de Cabo Frio Oeste foi adquirido na terceira rodada de partilha de produção, em 2017. Na ocasião, o consórcio formado pela anglo-holandesa (55%), a chinesa CNOOC (20%) e a QPI (25%), do Catar venceu o leilão para a área apresentando uma oferta de 22,87% em excedente em óleo para a União, percentual mínimo estabelecido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no edital da concorrência. O grupo também desembolsou R$ 350 milhões em bônus de assinatura pelo bloco.

O plano de exploração da empresa na área de Alto de Cabo Frio Oeste, no pré-sal da Bacia de Santos, foi aprovado em fevereiro deste ano pela a  ANP. Na época a petroleira informou que planejava iniciar a perfuração em 2019.

Expectativas

As expectativas da empresa para o Brasil são as positivas. Em conferência com analistas em 31 de janeiro deste ano, o CEO da Shell, Ben van Beurden, afirmou que está disposto a assumir mais riscos no país.

“O Brasil está entre os três principais países mais importantes para nós em termos de valor e fluxo de caixa. Estamos extremamente felizes com nossa posição”, disse Beurden.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Tags
Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos