Com o objetivo de caminharem juntas rumo a sustentabilidade, a Shell Brasil e Gerdau estabeleceram ideias para uma joint venture de investimentos na instalação de uma nova usina de energia solar em MG
A Shell Brasil e a Gerdau fecharam uma parceria de cooperação para efetuar investimentos em uma usina de energia solar no município de Brasilândia de Minas, em Minas Gerais (MG). A parceria estabelece ideias iniciais para a criação e discussão de uma nova joint venture.
Leia também
Nova usina de energia solar em MG terá capacidade de 190 MW
A usina que recebeu o nome de Aquarii terá uma capacidade instalada de 190 MW e fornecerá uma parte da energia sustentável para o mercado livre de energia, por meio da comercializadora de energia da Shell e outra parte para as unidades de Produção de aço da Gerdau, a partir do ano de 2024. A joint venture de energia solar, terá participação igualitária das duas empresas e compõe a estratégia de descarbonização e transição energética das companhias.
Se trata de um passo voluntário da Shell Brasil na oferta de mais serviços e produtos que venham da energia renovável, que está completamente alinhada com a busca de uma matriz energética mais limpa pela Gerdau.
- Alemães apostam no Brasil, investindo R$ 50 milhões para transformar o país em um dos líderes na produção de do combustível sustentável de aviação (SAF)
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
O investimento em energia solar também venderá eletricidade para consumidores livres, contribuindo com o aumento do parque gerador do estado de MG e com a segurança energética da região com mais energia sustentável.
O primeiro projeto de energia solar da Shell no Brasil
De acordo com Guilherme Perdigão, Diretor de Renováveis e Soluções de Energia da Shell Brasil, este o primeiro investimento da empresa em energia solar fotovoltaica no país, um marco que diversifica a atuação da Shell no Brasil.
Segundo o executivo, a presença de um aliado como a Gerdau neste caminho enche a sua empresa de orgulho e é um ponto de confiança neste propósito, na Shell e em sua capacidade como criadora de soluções de energia para os consumidores.
Executivo da Gerdau fala sobre a parceria com a Shell
O vice-presidente da Gerdau, Juliano Prado, completa que a Joint Venture para desenvolver e operar a usina de energia solar em MG compõe um grande plano de investimentos em energias sustentáveis nas Américas.
A iniciativa fortalece o compromisso com a inclusão de fatores ESG e a visão de longo prazo da companhia como pilares essenciais para as decisões da empresa.
Segundo o executivo, a parceria com a Shell garantirá uma tecnologia e experiência de ponta no setor de energia solar, o que resultará em uma maior eficiência e uma oportunidade de autoprodução, reforçando o comprometimento da Gerdau com um futuro livre de poluição.