A joint venture formada entre a Shell, Pátria Investimentos e Mitsubishi Hitachi foi fechada em 700 milhões para operação e aquisição da Termoelétrica em Macaé, com 1500 empregos no pico do empreendimento.
A Royal Dutch Shell Plc, o grupo privado Pátria Investimentos e a Mitsubishi Hitachi Power Systems, afirmaram nesta segunda-feira que investirão US $ 700 milhões para construir e operar uma usina a gás no estado do Rio de Janeiro. A joint venture construirá a usina termelétrica Marlim Azul, com capacidade de 565 megawatts (MW) em Macaé, no litoral do Rio, e utilizará gás natural fornecido pela Shell Brasil Petróleo Ltda.
“Esse é 1 passo estratégico fundamental para a Shell no Brasil na diversificação de seu portfólio e na transição energética no país. Buscávamos uma maneira eficiente de monetizar o gás natural que será produzido nos campos do pré-sal, onde nossa presença tem aumentado significativamente.
- Toyota aposta em ‘nova Kombi’: van para 14 passageiros chega ao Brasil com 165 cv, garantia de 150 mil km e conforto para todos
- Como um píer flutuante inovador está salvando Manaus da seca histórica? Descubra a solução que está transformando a logística no Amazonas!
- Mato Grosso do Sul abre mais de 7 mil vagas de emprego! Veja como garantir a sua oportunidade e impulsionar sua carreira
- Qualificação profissional para quem quer TRANSFORMAR sua carreira! O Senac abre inscrições para CURSOS GRATUITOS de gastronomia, vendedor especialista, farmácia e mais; Veja como participar!
Esse projeto permitirá uma sinergia entre nossos negócios de águas profundas, gás e energia elétrica, e para isso encontramos parceiros comprometidos e alinhados com nossos propósitos”, disse o presidente da Shell Brasil, André Araujo.
O projeto terá como sócia majoritária a Pátria Investimentos, com 50,1% das ações, a Shell ficou com 29,9% a Mitsubishi Hitachi Power Systems com a menor fatia, 20%. No ponto mais elevado do empreendimento, o número de vagas de trabalho chegará à 1500 oportunidades de empregos.
A competência da Shell neste empreendimento se resumirá à fornecer o gás e comercializar a eletricidade gerada.
Em termo de ranking nacional, a empresa Anglo Holandesa fica apenas atrás da Petrobras em produção de petróleo no Brasil, além de ser parceria em projetos do pré-sal com à estatal.
Em dezembro de 2018, a Shell alcançou a marca de produção de 329 mil barris de petróleo diários e um volume de 13 milhões m³ de gás.