1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Setor de petróleo e gás brasileiro vai trazer técnica inédita de exploração, aprendida durante evento sobre Vaca Muerta da Argentina. Técnica que promete gerar novos empregos onshore e offshore e aumentar a produção de gás não-convencional
Localização SP Tempo de leitura 4 min de leitura

Setor de petróleo e gás brasileiro vai trazer técnica inédita de exploração, aprendida durante evento sobre Vaca Muerta da Argentina. Técnica que promete gerar novos empregos onshore e offshore e aumentar a produção de gás não-convencional

Escrito por Sabrina Moreira Paes
Publicado em 07/11/2022 às 21:21
empregos onshore offshore petróleo e gás exploração técnica argentina vaca muerta
Técnica aprendida promete revolucionar o setor de petróleo e gás nacional | Foto: ABPIP

Vaca Muerta é um projeto inovador da Argentina no setor de Petróleo e Gás, feito em ambientes não convencionais de exploração

A Argentina colocou em prática, há alguns anos, exploração de petróleo e gás de modo não-convencional, na região Vaca Muerta. Nesse sentido, o projeto adota técnicas exclusivas para exploração de poços de petróleo que ficam em meio a casebres, cultivos de frutas e outras condições geológicas. Essa técnica, ainda inédita no Brasil, foi aprendida e pode gerar empregos onshore e offshore.

O país de “los hermanos” tem a segunda maior reserva de gás xisto no mundo e a quarta de petróleo de modo não-convencional. Ou seja, o país tem desenvolvido técnicas exclusivas para manter a vida ao redor desses poços de petróleo e ainda assim ter grande produtividade. O Brasil esteve em um encontro sobre Vaca Muerta na Argentina e pode implementar técnicas de exploração por aqui. Saiba mais.

Entenda um pouco mais sobre o que é a Vaca Muerta na Argentina com o vídeo abaixo

Vaca Muerta tem despertado grande interesse e curiosidade devido aos poços não convencionais de petróleo e gás | Reprodução – Youtube: SirFreedom

Empresas do setor de Petróleo e Gás e ABPIP estiveram presentes no evento em Buenos Aires

A Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP) e empresas associadas participaram do evento sobre Vaca Muerta em Buenos Aires. O seminário teve como título: “Lições Aprendidas com Vaca Muerta”, e ainda trouxe a participação ilustre de grandes órgãos e empresas do petróleo e gás como SLB, Tecpetrol e Halliburton.

O evento foi altamente enriquecedor para a equipe brasileira e trouxe muitas lições aprendidas com o país vizinho sobre novas formas de exploração de petróleo e gás em ambientes não-convencionais. Todavia, esse aprendizado será aplicado no Brasil nos próximos anos e irá gerar muitos empregos onshore e offshore. E também, vai trazer desenvolvimento econômico.

“Esta foi uma excelente oportunidade para os participantes trocarem experiências com representantes da indústria argentina sobre a técnica de exploração ainda inédita no Brasil”

Anabal Santos Júnior, Secretário Executivo da ABPIP (2022)

Missão Brasileira de ampliar a exploração de reservatórios Não-Convencionais foi o que levou o setor de petróleo e gás ao evento

O Brasil tem uma missão denominada “Reservatórios Não-Convencionais – Poço Transparente”. Ela tem como objetivo ampliar as técnicas nacionais para explorar novos campos de petróleo que fogem do comum e podem gerar empregos onshore e offshore.

Todavia, essa missão é conduzida em parceria com a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) e tem coordenação da ABPIP. Essa missão aconteceu entre os dias 1 e 4 de novembro e foi muito proveitosa. Afinal, a equipe técnica do setor trocou experiências com grandes nomes do setor e especializados em exploração não-convencional.

Além disso, o Brasil participou também do Congresso “Argentina Shale Production 2022”, como parte da missão estipulada. Nesse sentido, a equipe técnica do Brasil teve acesso a cases de sucesso e aprendeu a técnica moderna para implementação no nosso país e exploração de poços não-convencionais. Ademais, a equipe técnica fez uma visita e acompanhou as operações na Província de Neuquén.

Brasil é um dos grandes nomes mundiais na produção de Shale Gás no mundo, precisa apenas de técnica para explorar o gás e gerar novos empregos onshore e offshore

O Brasil tem um grande nome mundial na produção de petróleo e gás. Mas, isso não se deve somente ao pré-sal. Afinal, especialistas do mercado apontam que o nosso país é o 10º no mundo com maior volume potencial de Shale Gas. Esse tipo de gás é obtido por meio de exploração com métodos não-convencionais e requer técnica e investimento em tecnologia.

Todavia, a equipe técnica já pensa no Projeto Poço Transparente para os próximos anos.

“A execução do Projeto Poço Transparente permitirá avanços para o conhecimento do potencial de recursos petrolíferos não convencionais no Brasil, trazendo novas tecnologias, ampliando conhecimento científico e, com a participação de toda a sociedade, gerando renda, novos empregos e desenvolvimento socioeconômico, principalmente no interior do país”.

Anabal Santos Júnior, Secretário Executivo da ABPIP (2022).

Sabrina Moreira Paes

Moradora da Grande São Paulo, 25 anos, formada pela UFPR com MBA em marketing pela USP. Possui mestrado pela Unicamp e doutorado em andamento na USP. Profissional de marketing, Copy, SEO e Ghost Writer certificada pelas Universidades de Stanford, California, Northwestern e Toronto. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos.

Compartilhar em aplicativos