Vaca Muerta é um projeto inovador da Argentina no setor de Petróleo e Gás, feito em ambientes não convencionais de exploração
A Argentina colocou em prática, há alguns anos, exploração de petróleo e gás de modo não-convencional, na região Vaca Muerta. Nesse sentido, o projeto adota técnicas exclusivas para exploração de poços de petróleo que ficam em meio a casebres, cultivos de frutas e outras condições geológicas. Essa técnica, ainda inédita no Brasil, foi aprendida e pode gerar empregos onshore e offshore.
O país de “los hermanos” tem a segunda maior reserva de gás xisto no mundo e a quarta de petróleo de modo não-convencional. Ou seja, o país tem desenvolvido técnicas exclusivas para manter a vida ao redor desses poços de petróleo e ainda assim ter grande produtividade. O Brasil esteve em um encontro sobre Vaca Muerta na Argentina e pode implementar técnicas de exploração por aqui. Saiba mais.
Entenda um pouco mais sobre o que é a Vaca Muerta na Argentina com o vídeo abaixo
Empresas do setor de Petróleo e Gás e ABPIP estiveram presentes no evento em Buenos Aires
A Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP) e empresas associadas participaram do evento sobre Vaca Muerta em Buenos Aires. O seminário teve como título: “Lições Aprendidas com Vaca Muerta”, e ainda trouxe a participação ilustre de grandes órgãos e empresas do petróleo e gás como SLB, Tecpetrol e Halliburton.
- 5.111 km e 38 bilhões de metros cúbicos: China e Rússia inauguram um dos maiores gasodutos do planeta!
- Petrobras lança edital para plataformas FPSO’s para atender uma das maiores regiões petrolíferas do Brasil: Sergipe Águas Profundas SEAP-I e SEAP-II
- Desabamento mortal no terminal da Transpetro: Descubra o erro crítico que tirou a vida de dois trabalhadores e deixou um ferido em Angra dos Reis
- Oportunidades Vibrantes no Mercado de Gás Natural para 2025: Visões da Naturgy
O evento foi altamente enriquecedor para a equipe brasileira e trouxe muitas lições aprendidas com o país vizinho sobre novas formas de exploração de petróleo e gás em ambientes não-convencionais. Todavia, esse aprendizado será aplicado no Brasil nos próximos anos e irá gerar muitos empregos onshore e offshore. E também, vai trazer desenvolvimento econômico.
“Esta foi uma excelente oportunidade para os participantes trocarem experiências com representantes da indústria argentina sobre a técnica de exploração ainda inédita no Brasil”
Anabal Santos Júnior, Secretário Executivo da ABPIP (2022)
Missão Brasileira de ampliar a exploração de reservatórios Não-Convencionais foi o que levou o setor de petróleo e gás ao evento
O Brasil tem uma missão denominada “Reservatórios Não-Convencionais – Poço Transparente”. Ela tem como objetivo ampliar as técnicas nacionais para explorar novos campos de petróleo que fogem do comum e podem gerar empregos onshore e offshore.
Todavia, essa missão é conduzida em parceria com a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) e tem coordenação da ABPIP. Essa missão aconteceu entre os dias 1 e 4 de novembro e foi muito proveitosa. Afinal, a equipe técnica do setor trocou experiências com grandes nomes do setor e especializados em exploração não-convencional.
Além disso, o Brasil participou também do Congresso “Argentina Shale Production 2022”, como parte da missão estipulada. Nesse sentido, a equipe técnica do Brasil teve acesso a cases de sucesso e aprendeu a técnica moderna para implementação no nosso país e exploração de poços não-convencionais. Ademais, a equipe técnica fez uma visita e acompanhou as operações na Província de Neuquén.
Brasil é um dos grandes nomes mundiais na produção de Shale Gás no mundo, precisa apenas de técnica para explorar o gás e gerar novos empregos onshore e offshore
O Brasil tem um grande nome mundial na produção de petróleo e gás. Mas, isso não se deve somente ao pré-sal. Afinal, especialistas do mercado apontam que o nosso país é o 10º no mundo com maior volume potencial de Shale Gas. Esse tipo de gás é obtido por meio de exploração com métodos não-convencionais e requer técnica e investimento em tecnologia.
Todavia, a equipe técnica já pensa no Projeto Poço Transparente para os próximos anos.
“A execução do Projeto Poço Transparente permitirá avanços para o conhecimento do potencial de recursos petrolíferos não convencionais no Brasil, trazendo novas tecnologias, ampliando conhecimento científico e, com a participação de toda a sociedade, gerando renda, novos empregos e desenvolvimento socioeconômico, principalmente no interior do país”.
Anabal Santos Júnior, Secretário Executivo da ABPIP (2022).