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Setor automotivo alerta que pode gerar demissão em massa nas fábricas nacionais

Publicado em 31/07/2025 às 08:43
Vale sacrificar empregos e fábricas para acelerar a chegada dos elétricos chineses ao Brasil?
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Setor automotivo alerta que redução de impostos para montadora chinesa pode gerar demissão em massa no Brasil

A possibilidade de o governo federal reduzir impostos sobre veículos desmontados importados pela BYD acendeu um alerta na indústria nacional de veículos. Caso a proposta avance, representantes do setor preveem uma demissão em massa nas montadoras já instaladas no país e uma crise no ciclo de investimentos previsto até 2030.

A medida está em análise pela Câmara de Comércio Exterior (Camex) e pode ser votada nos próximos dias. Ela prevê queda da alíquota de 35% para até 5% nos casos de carros importados no regime CKD ou SKD — ou seja, em peças ou parcialmente montados. O impacto pode ser decisivo para o futuro da indústria automotiva brasileira.

O que está em jogo na negociação com a BYD

A discussão gira em torno do regime de importação de veículos CKD (Completely Knocked Down) e SKD (Semi Knocked Down), que são enviados desmontados ao Brasil e montados em plantas locais. A proposta em análise prevê a redução das tarifas de 35% para 5% (CKD) e 10% (SKD) a partir de julho de 2026.

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As empresas instaladas no país alegam que a medida desequilibra a concorrência, ao permitir que montadoras com baixa integração nacional aproveitem benefícios semelhantes aos que investem localmente em desenvolvimento, produção e cadeia de fornecedores.

Carta das montadoras e reação do setor de autopeças

No dia 15 de julho, Volkswagen, Toyota, Stellantis e General Motors enviaram uma carta direta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alertando que o incentivo à BYD pode comprometer a estrutura de produção nacional e gerar desemprego em larga escala. O documento classifica a proposta como uma ameaça ao “ciclo virtuoso” que atraiu R$ 180 bilhões em novos investimentos.

Na sequência, Abipeças e Sindipeças, que representam os fabricantes de autopeças, reforçaram a crítica em ofício enviado à Camex. Para as entidades, o pedido da BYD é “despropositado” e contraria o interesse público. Elas defendem que a política industrial deve preservar empregos e inovação local, em vez de premiar operações de baixo valor agregado.

O que diz a BYD

Em nota, a BYD negou que esteja pedindo benefícios fiscais e classificou as críticas como “resistência à inovação”. A montadora chinesa afirma que seu modelo de negócios representa uma “visão de futuro” com carros limpos, conectados e acessíveis.

Segundo a empresa, a discussão não é sobre montagem nem impostos, mas sim sobre “a perda de protagonismo” das montadoras tradicionais. A BYD defende que a redução tarifária permitiria aceleração da transição para veículos elétricos no Brasil, com mais competitividade e acesso para o consumidor.

Impacto pode atingir cadeia produtiva e demissão no setor

O temor do setor automotivo é que a medida estimule um modelo de industrialização superficial, em que empresas apenas finalizam produtos com poucas etapas locais, afetando milhares de empregos diretos e indiretos em áreas como soldagem, pintura, estampagem e fornecimento de peças.

Além disso, a instabilidade nas regras de incentivo pode comprometer investimentos anunciados para modernização de fábricas, nacionalização de componentes e pesquisa em mobilidade elétrica. A decisão da Camex é vista como um divisor de águas para a indústria instalada no país.

Essa mudança pode tornar os carros mais baratos, mas compensa o risco de perder empregos na indústria nacional? Você concorda com o argumento da BYD ou apoia as montadoras instaladas no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários — queremos ouvir quem vive isso na prática.

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Tales
Tales
01/08/2025 08:50

Está claro como água quem manda no Brasil agora, controle das redes, bandeira chinesa de cartões de crédito, venda de terras com minérios raros e por aí vai… quem poderá nos defender?

Mtc
Mtc
01/08/2025 04:41

É evidente que estão dando o Brasil à China, que usa mão de obra praticamente escrava ….e depois falam de soberania né

Carlos Alberto Rebelo Pereira
Carlos Alberto Rebelo Pereira
31/07/2025 17:56

Na verdade o que ocorre é que LULA ESTÁ ENTREGANDO O BRASIL PA SE TORNANDO DONA DO BRASIL..RA A CHINA, POR ISSO BENEFICIA A BYD, COMO ISSO NÃO BASTASSE, ENTREGA NOSSOS RECURSOS NATURAIS, MINÉRIOS, ENERGIA ELÉTRICA, PLATAFORMAS DE PETRÓLEO….OU SEJA AOS POUCOS A CHINA VAI SE TORNANDO DONA DO BRASIL…

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Maria Heloisa Barbosa Borges

Falo sobre construção, mineração, minas brasileiras, petróleo e grandes projetos ferroviários e de engenharia civil. Diariamente escrevo sobre curiosidades do mercado brasileiro.

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