Desde seu lançamento em 2018, o Toyota Yaris Sedan tem atraído olhares curiosos por ser uma opção entre o modesto Etios e o consagrado Corolla. Com preço inicial na faixa dos R$ 66.400 para a versão mais básica e podendo chegar a R$ 76.140 na versão XL Plus Tech automática, o modelo promete ser acessível, mas será que entrega?
O Toyota Yaris Sedan 2018, versão chegou no Brasil prometendo preencher uma lacuna entre dois ícones da Toyota: o compacto Etios e o sedã médio Corolla. Mas a grande dúvida continua no ar: será que o Toyota Yaris Sedan é apenas uma versão encorpada do Etios ou ele tem potencial para ser o “Mini Corolla” que muitos esperam?
Com dimensões que o colocam em uma disputa acirrada com sedãs como o Honda City e o Volkswagen Virtus, o Toyota Yaris Sedan traz um design que, para alguns, lembra o Corolla, especialmente na traseira. Mas será que ele entrega essa sensação ao volante? Vamos aos detalhes.
O que o Toyota Yaris Sedan oferece?
A versão avaliada aqui é a XL Plus Tech, que não é a base, mas também não chega ao topo de linha. Com um valor de R$ 76.140, ele se posiciona acima do Etios, mas ainda bem abaixo do Corolla, criando um nicho próprio. O motor 1.5 de 110 cavalos (com etanol) é o mesmo que já conhecemos, garantindo um desempenho razoável para um carro dessa categoria.
- Procurando um carro que seja bom, barato e econômico para o dia a dia? Fazendo em média 13.5 km/l, o Volkswagen Up! 1.0 flex combina eficiência e potência e pode ser o carro ideal para você!
- Ford New Fiesta Sedã é um carro bom, bonito, barato e ideal para você! Equipado com motor 1.6 sigma, 115 cv e um consumo médio de 14,1 km/L, a versão mexicana é o modelo certo para quem busca conforto, espaço e segurança em um só veículo
- Ford abandona SUV elétrico de bilhões, cancela investimentos e muda estratégia: O que isso significa para o futuro dos carros elétricos e a nova aposta da montadora?
- Toyota SW4 híbrida é revelada com tecnologia inédita e promete economia de combustível: veja tudo sobre a novidade que chega ao Brasil junto com a Hilux!
O consumo do Yaris Sedan, no entanto, deixa a desejar, fazendo cerca de 7,8 km/l com etanol na cidade e 11 km/l na estrada com gasolina. Esses números não impressionam, especialmente quando comparados aos seus concorrentes diretos, como o Volkswagen Virtus.
Design: Corolla ou não?
Visualmente, o Toyota Yaris Sedan carrega traços que podem lembrar vagamente o Corolla, mas suas dimensões menores e acabamento mais simples deixam claro que ele pertence a outra categoria. A traseira pode até sugerir uma aproximação com o irmão mais velho, mas, internamente, ele é bem mais modesto. Os bancos de tecido e o painel de instrumentos simples contrastam com o acabamento mais refinado do Corolla.
No quesito conforto, o Yaris Sedan oferece um espaço razoável, mas não é o mais generoso da categoria. Seu entre-eixos de 2,55 metros o coloca atrás do Honda City e do Virtus, e a falta de um túnel central elevado no banco traseiro facilita o transporte de passageiros, mas o espaço para a cabeça poderia ser melhor, especialmente para quem se senta atrás.
Tecnologia e equipamentos
Apesar de contar com partida por botão, central multimídia e alguns outros itens tecnológicos, o Toyota Yaris Sedan peca pela falta de itens básicos que já deveriam ser padrão em um carro nessa faixa de preço. A ausência de câmera de ré e sensores de estacionamento, por exemplo, decepcionam em um modelo que custa mais de R$ 76 mil. Além disso, a central multimídia, que não é compatível com Apple CarPlay, pode ser frustrante para quem espera mais conectividade.
Desempenho e dirigibilidade
Com um câmbio CVT de 7 marchas simuladas, o Yaris Sedan se sai bem no trânsito urbano, mas não empolga. A direção é leve e a suspensão é adequada para enfrentar buracos e irregularidades nas ruas – um ponto positivo em cidades com pavimentos mais problemáticos. No entanto, para quem busca um pouco mais de emoção ao dirigir, o motor 1.5 pode parecer modesto, principalmente quando comparado a modelos com motor turbo, como o Volkswagen Virtus 1.0 TSI.
Manutenção e custo-benefício
Um ponto positivo do Toyota Yaris Sedan é o baixo custo de manutenção. Com um plano de revisões que gira em torno de R$ 2.980 até os 60 mil km, ele é mais barato de manter do que seus concorrentes, como o Honda City e o Virtus. Esse fator, combinado com a confiabilidade tradicional da marca Toyota, pode ser um atrativo forte para quem busca um sedã econômico no longo prazo.
Vale a pena o Toyota Yaris Sedan?
A grande questão que fica é: o Toyota Yaris Sedan vale a pena? Ele é um Mini Corolla ou apenas um Super Etios? O design e alguns aspectos do carro podem até remeter ao Corolla, mas a experiência de condução e o acabamento interior estão mais próximos do Etios.
Com um preço que o coloca no meio do caminho entre esses dois modelos, o Yaris Sedan acaba sendo uma opção intermediária. Ele não entrega a sofisticação do Corolla, mas é uma evolução clara em relação ao Etios, especialmente no quesito conforto e tecnologia.
E você, o que acha? O Toyota Yaris Sedan é o carro ideal para quem quer um pouco mais que um Etios, mas ainda não está pronto para dar o salto para um Corolla? Deixe sua opinião nos comentários!