O Senai Ceará está com milhares de vagas em cursos gratuitos online e EAD para jovens de todo o Brasil. As formações disponibilizam certificados de conclusão e são reconhecidas pelo MEC.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Ceará está com mais de 15 mil vagas em cursos gratuitos online abertos. Os cursos são na modalidade de Ensino à Distância (EAD) e visam atender às demandas das indústrias da região e qualificar a mão de obra. Sendo assim, os setores contemplados nos cursos gratuitos são de acordo com o mercado de trabalho local. Dessa forma, formará profissionais e qualificará a mão de obra especializada.
Cursos gratuitos online do Senai Ceará terão duração de 160 horas
Os cursos gratuitos online e EAD disponibilizados pelo Senai Ceará possuem uma carga horária que varia de 160 horas a 180 horas. A instituição está disponibilizando ao todo 15.750 vagas, distribuídas em 10 cursos diversos.
Todas as formações EAD do Senai Ceará oferecem certificado após a conclusão, desde que o estudante tenha um determinado percentual de frequência. Esse documento pode ser apresentado em provas de títulos em concursos públicos.
- Já pensou em aprender Matemática de graça? IF abre inscrições para cursos gratuitos 100% online e com certificado! Inscrições até 31 de dezembro e conclusão até 31 de janeiro de 2025
- Instituto Metrópole Digital abre 560 vagas em cursos técnicos gratuitos: veja como participar
- Se capacite na Harvard! Universidade abre inscrições para curso gratuito de capacitação para professores
- Senac RJ e Cisco oferecem cursos gratuitos de cibersegurança e ciência de dados, totalmente EAD e com certificação inclusa
Separamos a seguir a lista de cursos gratuitos online e EAD oferecidos pelo Senai Ceará:
- Operador de computador (160h) – Senai Barra do Ceará;
- Controlador e programador de produção (160h);
- Assistente de contabilidade (160h);
- Assistente de controle da qualidade (180h);
- Assistente de recursos humanos (160h);
- Operador de telemarketing (160h) – Senai Barra do Ceará;
- Desenhista de produtos gráficos web (180h);
- Assistente administrativo (160h);
- Montador de equipamentos eletrônicos – curso presencial (160h);
- Assistente de operações logísticas (160h).
Saiba como realizar a sua inscrição nos cursos gratuitos online e EAD
Para todos os cursos gratuitos online, é exigido que o estudante tenha, no mínimo, 16 anos e acesso a computador e internet. Além disso, é necessário possuir disponibilidade para participar dos encontros presenciais, visitas técnicas ou aulas práticas em laboratório.
Cada curso possui suas próprias exigências, principalmente referente ao nível de escolaridade. Por exemplo, o curso de Assistente Administrativo admite estudantes que tenham concluído a 7ª série do ensino fundamental.
Já o curso de Assistente de Controle da Qualidade exige que seus estudantes tenham concluído ou estejam cursando o ensino médio.
Diante disso, ao escolher o curso, é preciso ficar atento às exigências para saber se será possível cumpri-las.
As inscrições devem ser realizadas de forma online, através do site do Senai Ceará. Os interessados devem selecionar o curso desejado e preencher dados como Nome Completo, Nome da Mãe, CPF, Data de Nascimento, Órgão Expedidor, Nacionalidade, Estado Civil, E-mail, Celular, Endereço, Número, Bairro, entre outros.
Conheça o Senai
O Senai é o maior complexo privado de educação profissional da América Latina. Desde que foi criado, em 1942, já formou mais de 73 milhões de trabalhadores em 28 áreas da indústria. A instituição está presente em mais de 2 mil municípios do país e oferece cursos gratuitos e pagos em todos os níveis de educação profissional e tecnológica.
Os alunos do Senai conquistaram o primeiro e o segundo lugares na WorldSkills, a maior competição de profissões técnicas do planeta, em 2015 e 2017, respectivamente. Isso comprova que o Senai prepara trabalhadores altamente qualificados, no patamar das nações industrializadas.
O Senai também apoia o avanço da educação profissional em outros países, contribuindo para a criação e manutenção de centros de formação em Angola, Guatemala, Cabo Verde, Jamaica, Paraguai, Guiné Bissau, Peru, São Tomé e Príncipe, Haiti e Timor Leste.
Por ano, são mais de 2,3 milhões de matrículas em educação profissional e 1,5 milhão de ensaios laboratoriais realizados.