Distribuidoras de gás da região Centro-sul do país estão licitando grande volume de gás e a Petrobras briga com mais seis grandes empresas
As distribuidoras de gás canalizado do Centro-Sul do país, a MSGás do Mato Grosso do Sul, a Gas Brasiliano de São Paulo, a Compagas do Paraná, a SCGás de Santa Catarina e a Sulgás do Rio grande do Sul estão licitando um volume total de 10 milhões de metros cúbicos diários. Isto é prova que o mercado de gás não para e veja o investimento que a empresa vendida pela Petrobras está fazendo no sudeste.
Todas as distribuidoras citadas acima são abastecidas pelo gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol) e o início do suprimento conforme edital da licitação está previsto para 2020.
- BNDES libera financiamento bilionário para Embraer exportar jatos aos EUA: o que isso significa para o Brasil?
- Além do ouro e das terras raras, a China tem um trunfo na manga para impulsionar sua economia: cascas de laranja velhas
- Bill Gates faz alerta: bilionário prevê nova epidemia antes de 2030 e diz que o mundo não está preparado!
- Brasil dará salto na economia e será uma potência mundial, diz FMI
A licitação está na conclusão da segunda fase de chamada pública conjunta e assim que as propostas forem comparadas e analisadas, as concessionárias estaduais avançarão para a terceira fase.
Começará então, a etapa que envolve a negociação direta das distribuidoras com as empresas concorrentes, onde se negociarão os detalhes específicos de cada região.
As concorrentes
A Petrobras terá seis fortes concorrentes na disputa pela distribuição da região Centro-Sul nos próximos anos. No caso da concorrência da MSGás, Gas Brasiliano, Sulgás e Compagas, a Petrobras terá a companhia da Shell, Total e da boliviana YPFB que foram as que avançaram para a terceira fase.
Em relação a licitação da Sulgás, as três companhias e mais a Petrobras, ganharam a companhia da espanhola Repsol e da Golar Power, especializada em GNL.
Já para a Gas Brasiliano, quem passou para a terceira fase foi a Cocal Energia, visando fornecer biometano.
Vale lembrar que o governo lançou o programa do novo mercado de gás e espera junto com a Petrobras muitos investimentos externos também na distribuição.
Leia também aqui no seu portal CPG ! A Petrobras vai se transformar, até 2022, numa empresa do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo !