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Sedã elétrico rival do Tesla Model 3 chega ao mercado com preço mais atrativo que o seu concorrente e 712 km de autonomia

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 16/05/2022 às 10:12
Sedã elétrico - carro elétrico - Tesla - tesla Model 3 - autonomia
Changan cria uma divisão chamada de Deep Blue, que terá o sedã C385; estreia em 2022 – imagem: Changan /Divulgação

Denominado C385, principal rival do Tesla Model 3 chegará ao mercado automotivo ainda este ano entregando autonomia de 712 km e custando até duas vezes menos que o seu concorrente

Após anunciar e apresentar uma prévia no último ano, a Changan divulgou na quinta-feira (12) todos os detalhes do carro elétrico C385. O sedã de porte médio, que será um grande rival do Tesla Model 3, conta com um design atraente e um conjunto mecânico surpreendente. O modelo será vendido pela submarca Deep Blue e foi desenvolvido exclusivamente para ser rival direto do veículo da empresa de Elon Musk. O elétrico, que contará com uma autonomia de mais de 700 km, estará à venda a partir do terceiro trimestre deste ano, inicialmente na China, e custará muito menos do que seu principal concorrente.

C385 chega ao mercao com mais autonomia que Tesla Model 3 e custando entre US$ 24.850 a US$ 32.000

Changan C385: montadora estatal chinesa presente no Brasil lança concorrente para a Tesla – Reprodução/Youtube

De acordo com dados da empresa, o C385 elétrico custará, na China, algo em torno de 166.800 a 214.800 yuans, o que equivale a US$ 24.850 a US$ 32.000 em conversão direta. Para comparação, o Tesla Model 3, que é produzido na própria China, possui preços entre 279.900 a 367.900 yuans, o equivalente a US$ 41.690 a US$ 54.790.

O modelo elétrico também contará com versões híbridas que custarão cerca de 152.800 yuan (US$ 22.760) e movidas a hidrogênio por cerca de 239.800 yuan (US$ 35.720). Ao total, o carro elétrico com autonomia de 712 km conta com 4.820 mm de comprimento, 1.480 mm de altura, 1.890 mm de largura e 2.900 mm de distância entre-eixos.

De acordo com a produtora do veículo, o C385, nome que poderá mudar quando for lançado no mercado, tem como base a plataforma modular elétrica RPA1 e disponibiliza aos proprietários tração traseira como padrão.

Concorrente do Tesla Model 3 possui autonomia de mais de 700 km com uma única carga

As versões totalmente elétricas do veículo contam com um motor no eixo traseiro que tem potência de 160 kW, o equivalente a 220 cavalos ou 190 kW, equivalente a 260 cavalos, além de uma bateria com capacidade de 58 ou 78 kWh.

De acordo com dados de fábrica, o concorrente do Tesla Model 3 contará com uma autonomia de 515 e 712 km, respectivamente. Versões com motorização dupla e tração integral poderão ser lançadas posteriormente. 

Já a variante híbrida conta com um motor elétrico de 160 kW, o que equivale a 220 cavalos, instalado no eixo traseiro, além de um propulsor à gasolina com detalhes que ainda não foram divulgados pela empresa. O conjunto conta com uma bateria de 30 kWh, com capacidade de rodar 200 km apenas no modo elétrico.

A reserva de energia no modo híbrido é de impressionantes 1200 km, afirmou a montadora do veículo. Já a versão de hidrogênio do concorrente do Tesla Model 3 entrega 260 cavalos e uma autonomia de 700 km. O interior lembra bastante seu rival, com foco na central multimídia de 14,6 polegadas no centro do painel. Entre os equipamentos, o destaque é o piloto automático de nível 4, parecido com o sistema da concorrência. A marca que venderá o carro elétrico ainda não teve seu logotipo revelado e, por isso, o carro aparece nas fotos divulgadas sem emblemas. 

Sobre o Tesla Model 3

O principal rival do sedã, C385, o Tesla Model 3, conta com uma autonomia de 500 km, podendo acelerar de 0 a 96km/h em apenas 5,6 segundos podendo atingir uma velocidade máxima de 208 Km/h.

O modelo consegue ganhar, em um carregador doméstico de 220V, 60 km de autonomia, e conta com diversas tecnologias em seu interior, como 12 sensores ultra-sônicos, tela sensível ao toque de 15 polegadas e vários outros.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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