A adoção de mais caminhões elétricos está associada à redução da emissão de gases poluentes pela marca Seara, além do baixo custo destes veículos
A Seara pretende, até o mês de janeiro de 2023, elevar de 19 para 200 o número de veículos refrigerados 100% elétricos utilizados para a distribuição de seus produtos em todo o território nacional. A expectativa é de que os novos caminhões elétricos em circulação contribuam para reduzir as emissões de escopo 3 dos gases de efeito estufa, o que está alinhado aos esforços do Grupo JBS para se tornar Net Zero até 2040.
O grupo, no qual a marca Seara está incluída, espera, naquele ano, zerar o balanço de suas emissões de escopo 1, referentes às operações diretas, de escopo 2, ligadas à energia, e de escopo 3, relativas aos fornecedores e à cadeia pós-industrial.
Seara utilizará caminhões elétricos fornecidos pela No Carbon, que diminuirão em aproximadamente 6 mil toneladas as emissões anuais de gás carbônico equivalente
A No Carbon, nova empresa da JBS Novos Negócios voltada à locação de caminhões elétricos, será a responsável pelo fornecimento dos veículos à Seara. Os caminhões da companhia possuem 170 quilômetros de autonomia, além da capacidade de transportar até 4 toneladas de carga. Eles são, ainda, equipados com baús frigoríficos, armazenando, de forma simultânea, produtos resfriados e congelados.
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Cada caminhão evita que cerca de 30 toneladas de gás carbônico (CO2) equivalente sejam lançadas na atmosfera. Sendo assim, a introdução de 200 novos veículos na frota de transporte da Seara possibilitará a redução de aproximadamente 6 mil toneladas anuais de emissões, o que é equivalente ao plantio de 45 mil árvores. Isso pode ser explicado pelo fato de que os caminhões elétricos serão substitutos de veículos movidos a diesel, bem mais poluentes.
Diretor de Logística da Seara destaca as motivações por trás da maior adoção de veículos elétricos pela marca
O diretor de Logística da Seara, Fabio Artifon, afirma que o objetivo da marca é ampliar cada vez mais o alcance de soluções logísticas sustentáveis e de baixo carbono. Segundo ele, a sua meta é, por isso, deter veículos elétricos em todas as regiões metropolitanas com Centro de Distribuição da empresa. A Seara é a pioneira na adoção de caminhões elétricos refrigerados, tendo os veículos já realizado a distribuição de produtos nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Distrito Federal.
Artifon declara, ainda, que, com a entrada de novos caminhões elétricos, a marca viabiliza a renovação da frota e apoia o seu transportador parceiro, sem que seja necessário que ele faça o investimento de transição para uma frota de baixo carbono.
Sobre os veículos elétricos
Os veículos elétricos têm uma série de vantagens, como a diminuição dos impactos ambientais e o baixo custo de operação e manutenção. Por conseguinte, há uma tendência crescente direcionada à adoção de caminhões elétricos nas frotas de diversas empresas.
Este tipo de veículo não possui, por exemplo, filtro de óleo; filtro de ar; filtro de combustível; correias; bomba de injeção; sistema de escapamento; bico injetor; entre outros itens que tornam a manutenção de um automóvel convencional até seis vezes mais custosa do que a de um modelo elétrico.
Diante do exposto, a Seara tem buscado diversificar e ampliar o uso de fontes de energia renováveis para as suas operações. Sob esse viés, as variações do preço do diesel, que é também mais poluente, pode contribuir ainda mais para a utilização dos veículos elétricos, como também de outras fontes alternativas de combustíveis, a exemplo do biodiesel e do biometano.