Para demonstrar que é possível inovar em carros elétricos utilizando a tecnologia brasileira, o Grupo Protege, Eletra Industrial e MIB Blindados criaram o primeiro carro-forte elétrico de São Paulo com um investimento de R$ 1 milhão
São Paulo será a primeira cidade do mundo a ter um carro-forte totalmente elétrico que teve um investimento de R$ 1 milhão e foi construído através de uma tecnologia 100% nacional.
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Os profissionais do Grupo Protege, uma empresa de segurança privada, em parceria com a Eletra Industrial e a MIB Blindados, desenvolveram, durante 18 meses, um carro elétrico blindado para transportar os valores com sistema de tração elétrica pura.
O carro elétrico de São Paulo conta com um motor WEG 250L e é um retrofit de um chassi de carro-forte a diesel, que já foi retirado de circulação, reduzindo danos ambientais e incentivando a reciclagem de peças.
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Todos os elementos que não foram adicionados no novo carro elétrico forte de São Paulo, como o motor movido a combustível, por exemplo, foram destinados para reciclagem.
Pronunciamento das empresas sobre o carro-forte elétrico
De acordo com o presidente do Grupo Protege, Marcelo Baptista, o projeto do carro-forte se trata de uma visão além do nosso tempo, alinhado com uma tendência mundial voltada à ações que não impactam tanto no meio ambiente.
Além de emitir zero poluentes e utilizar tecnologia 100% nacional, a empresa fez o carro elétrico de um chassi desmobilizado e encaminhou o motor a diesel e o sistema de transmissão anterior à reciclagem, afirmou Baptista.
A diretora-executiva da Eletra, Iêda de Oliveira, afirma que o carro-forte de São Paulo faz parte de um projeto inédito em um nível mundial, e é de suma importância para o setor de mobilidade elétrica no país. Ela demonstra, também, que o Brasil tem todas as condições possíveis para se investir de forma inovadora com tecnologia brasileira, se alinhando à grande nova tendência de carros elétricos no mundo.
Conheça o primeiro carro elétrico blindado do mundo
O protótipo do carro-forte conta com uma autonomia de 75 quilômetros, e seu tempo de recarga dura em média duas horas e meia. Quando o veículo está operando, o seu sistema de baterias é recarregado de forma contínua pela sua tecnologia de frenagem regenerativa. Foi instalado, também, um carregador fixo na base de operações do Grupo Protege, na capital de São Paulo.
A redução média de emissão que o carro elétrico blindado produz é de aproximadamente 1,4 tonelada de CO2 por mês, além de uma economia para o Grupo Protege (cerca de 64% em diesel economizados).
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