A empresa australiana de energia Santos deve comprar seu compatriota Quadrant Energy por US $ 2,15 bilhões, além de possíveis pagamentos contingentes relacionados aos recursos da recente descoberta de petróleo Dorado.
A Quadrant Energy é detentora de gás natural e produção de petróleo, ativos de desenvolvimento, avaliação e exploração de médio e longo prazo em mais de 52.000 km2 de área plantada, principalmente na bacia de Carnarvon, WA, a maior província offshore de petróleo e gás natural da Austrália.
A empresa atingiu recentemente o que se acredita ser a maior descoberta de petróleo da Austrália em anos no poço Dorado-1.
A participação da Quadrant na produção dos ativos em 2017 foi de 19 milhões de barris de óleo equivalente (mmboe).
- Procurando uma oportunidade no esporte? Senac abre vaga para profissional de Educação Física com salário de R$4.200,00 + plano de saúde + auxílio-creche e descontos nos cursos da instituição ! Veja como participar do processo seletivo
- Alemães apostam no Brasil, investindo R$ 50 milhões para transformar o país em um dos líderes na produção de do combustível sustentável de aviação (SAF)
- Pensando em uma qualificação gratuita? Senac abre inscrições para cursos gratuitos com início ainda este ano; Veja como se candidatar
- Está em busca de uma nova oportunidade para 2025? Senai oferece 4,2 mil vagas em cursos gratuitos com início entre janeiro e março
De acordo com Santos, as reservas do Quadrant 2P no final de 2017 eram de 220 mmboe (~ 75% desenvolvidas). Os ativos convencionais de gás natural da Quadrant incluem uma significativa sobreposição de portfólio com Santos, proporcionando uma oportunidade de realizar sinergias de combinação de materiais estimadas em US $ 30 a US $ 50 milhões por ano, disse Santos.
Fundamentação
Santos disse que a aquisição da Quadrant estava “totalmente alinhada com a estratégia de crescimento de Santos para construir posições de infraestrutura existentes em torno dos principais ativos da empresa”.
A empresa disse: “A Quadrant oferece a operação dos atuais centros de gás de Santos em WA, proporcionando flexibilidade para otimizar as operações e posicionar Santos para capturar valor das oportunidades de reaterro e de gás de terceiros. Também fortalece a expertise operacional e a capacidade de operação offshore de Santos para impulsionar futuras oportunidades de crescimento em todo o offshore WA e no norte da Austrália. ”
“O portfólio da Quadrant de ativos de gás natural doméstico convencionais de alta margem apoiados por contratos de longo prazo e vinculados ao CPI proporcionam fluxos de caixa fortes e estáveis e complementam as receitas predominantemente ligadas ao petróleo de Santos”.
Santos pagará US $ 2,15 bilhões adiantados em dinheiro, além de pagamentos contingentes vinculados à certificação de recursos 2C de óleo / líquidos da Dorado de mais de 100 milhões de barris e à decisão futura do FID; e Royalty sobre qualquer receita futura do projeto Bedout Basin (excluindo a produção de óleo / líquidos Dorado).
Para uma análise detalhada dos pagamentos contingentes da Dorado, veja o gráfico abaixo, conforme compartilhado por Santos:
Conforme relatado na semana passada, o parceiro da Quadrant no Dorado Carnarvon Petroleum disse que o Dorado continha cerca de 171 milhões de barris de petróleo (2C), tornando-se um dos maiores recursos petrolíferos já encontrados na North West Shelf.
Santos financiará a aquisição de recursos de caixa existentes e US $ 1,2 bilhão em novas linhas de crédito comprometidas. Santos tinha US $ 1,5 bilhão em caixa em 30 de junho de 2018.
Diretor de Santos: “Este quadrante vai nos ajudar a ser o principal fornecedor de gás na Austrália”
Embora a descoberta de petróleo em Dorado seja certamente empolgante, comentando a aquisição da Quadrant, o diretor-gerente da Santos concentrou-se nos ativos de gás da Quadrant Energy.
O diretor-gerente e CEO da Santos, Kevin Gallagher, disse: “Esta aquisição proporciona maior propriedade e operação de um portfólio de alta qualidade de ativos de gás natural Western Australia australianos de baixo custo e longa vida que são bem conhecidos por Santos e fortalecem significativamente capacidade operacional offshore ”.
“É um valor material positivo para os acionistas de Santos e avança a meta de Santos de ser o principal fornecedor doméstico de gás natural da Austrália.”
“A transação reduz nosso fluxo de caixa livre previsto para 2018 em relação ao preço do petróleo por mais US $ 4 / bbl e os fluxos de caixa estáveis do Quadrant proporcionam maior segurança durante o próximo período de grande entrega de projetos de crescimento.”
“Estamos ansiosos para receber a equipe da Quadrant para a família Santos e integrar nossas operações na Austrália Ocidental.”
CEO do Quadrant: novo capítulo emocionante
A Quadrant Energy foi estabelecida em 2015 após a conclusão da aquisição da Apache Energy pela Brookfield e pela Macquarie Capital.
Comentando as notícias sobre o Santos, o CEO da Quadrant Energy, Brett Darley, disse estar “extremamente orgulhoso de toda a equipe da Quadrant Energy que, nos últimos três anos, transformou o Quadrant em um negócio autônomo altamente bem-sucedido”.
“Fornecemos excelência operacional, excelentes resultados em nosso programa de exploração e integramos com sucesso todo um novo modelo de negócios em toda a empresa. Tudo isso foi conseguido com um forte foco no meio ambiente e no compromisso com a saúde e a segurança de nosso pessoal ”, disse Darley.
“Em nome da Quadrant Energy, gostaria de dizer o quanto estou satisfeito por fazer parte deste acordo com Santos e nossos negócios e pessoas estão bem posicionadas para este novo e excitante capítulo como parte de um produtor nacional e internacional de petróleo e gás.”
Sujeito aos consentimentos consuetudinários e aprovações regulatórias, a transação deverá ser concluída até o final de 2018.
FPSO BW Adolo chega às águas do Gabão
O FPSO BW Adolo da BW Offshore chegou ao largo do Gabão e prepara-se para a instalação e produção no campo Tortue nos próximos meses
O campo de Tortue é uma…