O projeto de infraestrutura da Santos Brasil no Porto do Itaqui contará com a ampliação de dois terminais e a construção de uma nova área ao longo dos próximos anos. Com mais de R$ 500 milhões previstos no investimento, a empresa espera crescer no mercado nacional.
O Porto do Itaqui, localizado no estado do Maranhão, está agora se preparando para uma forte iniciativa de expansão na infraestrutura. Isso, pois a companhia Santos Brasil está com um projeto de ampliação e construção de novos terminais de granéis líquidos no complexo. A empresa fará um investimento de R$ 500 milhões e pretende ampliar sua presença no ramo portuário com a movimentação de cargas como os combustíveis.
Após autorização da ANP para projeto de terminais, Santos Brasil se prepara para novo investimento no Porto do Itaqui nos próximos anos
A companhia Santos Brasil vem investindo fortemente na expansão da sua presença no mercado portuário e em novos negócios lucrativos ao mercado nacional.
Agora, após a Agência Nacional de Petróleo (ANP) conceder a autorização necessária operar um dos três terminais arrematados em abril de 2021, em leilão realizado pelo governo federal, a empresa caminha para seu projeto no Porto do Itaqui.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- 05 profissões que garantem Green Card nos Estados Unidos: Farmacêuticos, Professores e trabalhadores da indústria são prioridades!
- Investimento milionário: Grupo Olho D’Água anuncia nova fábrica de açúcar com R$ 150 milhões e cria centenas de vagas de emprego!
O principal objetivo do novo negócio da empresa é ampliar a sua capacidade de movimentação de produtos com foco nos granéis líquidos que passam pelo complexo maranhense diariamente.
Assim, os terminais TGL 1 e TGL 3 passarão por obras com investimento na ampliação da infraestrutura, enquanto a empresa se prepara para finalizar a construção de um terceiro terminal já no ano de 2023 e inaugurá-lo nos primeiros meses.
O investimento será de R$ 500 milhões e, nos terminais que passarão pelo projeto de ampliação, a Santos Brasil dobrará a capacidade nominal com obras de tancagem.
Dessa forma, no TGL 1 a capacidade nominal vai passar de 34 mil m³ para 66 mil m³, enquanto no TGL 3 a capacidade saltará de 20 mil m³ para 50 mil m³.
Por fim, o terceiro terminal, que será inaugurado já no próximo ano, contará com uma capacidade nominal de 85 mil m³, distribuídos em 12 tanques.
O foco da empresa será nos combustíveis, como diesel, gasolina e biocombustíveis, principais produtos do setor de óleo e gás que passam pelo Porto do Itaqui atualmente.
Investimento no projeto do Porto do Itaqui é a principal aposta da Santos Brasil para diversificar sua presença no mercado nacional
O projeto de meio bilhão de reais nos terminais do Porto do Itaqui traçará um novo rumo para a Santos Brasil expandir a sua presença no mercado portuário e de combustíveis no Brasil.
“Entendemos que era preciso diversificar para crescer. A oportunidade era muito boa. Com calados que alcançam até 19 metros de profundidade e interligação com ferrovias competitivas, Itaqui é um corredor estratégico por onde vamos atender o agronegócio no Centro-Oeste”, destacou Carlos Quinteiro, diretor de Granéis Líquidos da Santos Brasil.
Para isso, o primeiro passo dado pela empresa foi a contratação de uma equipe totalmente voltada para o mercado de combustíveis no Brasil.
Dessa forma, eles conseguiram traçar um objetivo claro para os novos terminais do projeto da empresa no Porto do Itaqui, garantindo mais segurança no investimento da Santos Brasil.
Durante as próximas semanas, a companhia pretende iniciar a operação do TGL 3, enquanto a ANP deve conceder a autorização para a empresa operar o TGL 1.
Por fim, a continuidade da construção do TGL 2 depende de uma licença de instalação da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, do estado do Maranhão.