1. Início
  2. / Economia
  3. / Rodovia (BR) famosa receberá investimento de R$ 1 BILHÃO com direito a ponte e promessa de revolução no trânsito
Localização AC Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Rodovia (BR) famosa receberá investimento de R$ 1 BILHÃO com direito a ponte e promessa de revolução no trânsito

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 26/01/2025 às 13:46
Obras bilionárias nas BRs 317 e 364 prometem revolucionar o trânsito no Acre, com novas tecnologias e a icônica ponte do Rio Caeté.
Obras bilionárias nas BRs 317 e 364 prometem revolucionar o trânsito no Acre, com novas tecnologias e a icônica ponte do Rio Caeté.

Investimentos de R$ 1 bilhão estão transformando as rodovias em estado brasileiro! Da nova pavimentação revolucionária na BR à ampliação da ponte, a promessa é de estradas modernas e seguras. Será que esses avanços conseguirão superar os desafios históricos da região?

O futuro das rodovias federais no Acre promete uma transformação histórica.

Com investimentos que superam R$ 1 bilhão, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) planeja não apenas restaurar estradas, mas revolucionar a infraestrutura com novas tecnologias e obras icônicas.

Porém, os desafios geológicos e as barreiras operacionais ainda colocam à prova a eficiência dessa empreitada. Será que estamos prestes a testemunhar uma nova era para o trânsito na região?

No programa Bar do Vaz, exibido pelo canal ac24horas na última quinta-feira (23), o jornalista Roberto Vaz recebeu Ricardo Araújo, superintendente regional do DNIT no Acre.

Durante a conversa, Araújo trouxe à tona avanços nas obras das rodovias BR-317 e BR-364, além de detalhar os desafios de manutenção e o impacto de novas tecnologias no estado.

BR-317: nova realidade nas estradas do Acre

A BR-317, que conecta Rio Branco a Brasileia, apresenta avanços significativos.

Segundo Araújo, a rodovia agora exibe trechos de alta qualidade após intervenções que priorizaram segurança e eficiência.

“A 317 hoje está em perfeito estado, de Boca do Acre até Brasileia. Refizemos toda a região do Bagaço, e ali não há mais problemas,” destacou Araújo.

Ele ainda informou que mais de 60% dos 300 km entre Boca do Acre e Brasileia já foram recapeados, além da construção de acostamentos para aumentar a segurança.

Esse progresso reflete o compromisso em superar um histórico de precariedade.

A região, frequentemente afetada por dificuldades logísticas e climáticas, passa agora por uma transformação que promete maior fluidez no tráfego.

BR-364: pavimento mais resistente e inovação

Na BR-364, que conecta Rio Branco a Cruzeiro do Sul, o DNIT adotou um novo método de pavimentação conhecido como macadame hidráulico.

A técnica, composta por uma base de pedras compactadas, foi aplicada em um trecho crítico entre o aeroporto e o município de Bujari.

“Esse novo pavimento tem um custo inicial mais elevado, mas reduz os gastos de manutenção quase a zero.

Hoje, o trajeto que era complicado pode ser feito em apenas cinco minutos,” explicou o superintendente.

Até o momento, 50 km da BR-364 foram concluídos com essa tecnologia, e a meta é chegar a 120 km até o final do ano.

Embora o custo do transporte de pedras de Abunã eleve os gastos iniciais, a durabilidade promete compensar.

Além disso, a resistência ao clima adverso do inverno amazônico representa uma mudança de paradigma para a rodovia, que historicamente apresentava dificuldades nessa estação.

Controle de peso: um desafio persistente

Outro ponto abordado na entrevista foi a fiscalização do peso de veículos nas rodovias.

Após um período de interrupção no serviço, a fiscalização foi retomada em janeiro. Araújo destacou que o excesso de peso continua sendo um grande desafio.

“Infelizmente, ainda temos motoristas que transportam até 50 toneladas acima do permitido e preferem pagar a multa a se adequarem,” afirmou.

Mesmo com o novo pavimento mais resistente, a sobrecarga compromete a durabilidade das estradas e exige atenção contínua das autoridades.

Ponte sobre o Rio Caeté: engenharia contra a natureza

Um dos projetos mais desafiadores em andamento é a ponte sobre o Rio Caeté, localizada em Sena Madureira.

A estrutura tem enfrentado deslocamentos devido a problemas geológicos no solo subterrâneo.

Para solucionar a questão, o DNIT planeja a construção de uma ponte estaiada com cabos de aço tensionados.

“Descobrimos que, a 70 metros de profundidade, há uma camada de lama que se movimenta rapidamente, principalmente no inverno, quando o rio passa de 50 cm para 210 metros de largura,” detalhou Araújo.

A nova ponte será ampliada de 210 para 360 metros, garantindo maior estabilidade e segurança.

Esse investimento representa um marco para a região, cuja geografia desafiadora exige soluções inovadoras.

A ponte, ao ser concluída, promete melhorar significativamente o tráfego e a conectividade entre as comunidades locais.

Uma nova era para as rodovias?

Com os investimentos bilionários e a implementação de tecnologias avançadas, as rodovias federais do Acre caminham para se tornarem um modelo de eficiência e modernidade.

Contudo, desafios como o controle de peso e os altos custos de transporte de materiais permanecem no radar das autoridades.

A pergunta que fica é: será que esses esforços finalmente colocarão um ponto final nos históricos problemas das estradas do Acre? Ou os desafios logísticos e naturais continuarão a ser uma barreira?

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x