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Rio de Janeiro terá ‘megacidade’ no entorno do Aeroporto do Galeão! Conheça o audacioso projeto de aerotrópole que promete transformar a região em um polo global de desenvolvimento

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 14/11/2024 às 23:38
Projeto de aerotrópole no Galeão busca transformar Rio em polo global, com apoio de Zhengzhou e investimentos em infraestrutura multimodal.
Projeto de aerotrópole no Galeão busca transformar Rio em polo global, com apoio de Zhengzhou e investimentos em infraestrutura multimodal.
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Rio de Janeiro pode estar prestes a ver uma revolução urbana sem precedentes: a criação de uma aerotrópole no entorno do Aeroporto Galeão, em parceria com Zhengzhou, China. A ideia é transformar o aeroporto em um polo global de negócios e inovação, redefinindo o futuro econômico e urbano da cidade.

O que leva uma cidade a se tornar um centro pulsante de inovação e negócios globais? No Rio de Janeiro, a resposta pode estar prestes a ganhar uma nova dimensão com a chegada de uma mega-aerotrópole.

De acordo com o jornal Diário do Rio, embora ainda pouco conhecida do grande público, essa proposta ambiciosa promete alterar profundamente o panorama econômico e urbano ao redor do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, transformando-o no eixo de uma “cidade-aeroporto” de proporções inéditas.

A iniciativa se inspira no sucesso do Aeroporto de Zhengzhou, na China, uma das maiores aerotrópoles do mundo, com impressionantes 700 km².

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Esse marco de desenvolvimento é resultado de uma visão estratégica que alia o transporte aéreo a negócios, logística, tecnologia e integração urbana.

De acordo com fontes oficiais, o projeto carioca contará com uma parceria internacional que será formalizada durante o evento U20, parte da programação do G20, neste mês de outubro.

Parceria internacional promete acelerar transformação

Segundo divulgado pela Prefeitura do Rio, o projeto é uma colaboração inédita entre o governo local e a zona econômica do Aeroporto de Zhengzhou (ZAEZ), reconhecido por seu pioneirismo global em aerotrópoles.

Durante o evento U20, o acordo de cooperação será oficialmente firmado, trazendo para o Rio a experiência de desenvolvimento urbano integrado que já revolucionou a economia de Zhengzhou.

Essa colaboração vai muito além do conhecimento técnico: ela abre portas para investimentos e tecnologias que podem catalisar o crescimento do entorno do Galeão em uma verdadeira cidade-aeroporto, conectada globalmente.

John Kasarda, o criador do conceito de aerotrópole, estará presente no evento e ressalta a importância dessa transformação urbana: “A expansão das instalações comerciais ao redor de aeroportos está convertendo essas áreas em âncoras de desenvolvimento metropolitano”, disse Kasarda em um painel sobre aerotrópoles no evento.

Kasarda é responsável por projetos em mais de 25 localidades pelo mundo, e seu trabalho em Zhengzhou será o principal modelo para o Rio.

Uma geografia privilegiada para um projeto ambicioso

Para o Diretor-Presidente da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), Gustavo Guerrante, a localização do aeroporto carioca é um dos pontos fortes do projeto.

“O Rio tem o privilégio de possuir um aeroporto numa ilha integrada à cidade, algo que poucas metrópoles ao redor do mundo têm,” destacou Guerrante.

O Aeroporto Internacional Tom Jobim está localizado na Ilha do Governador, próximo ao centro urbano e com a Baía de Guanabara ao seu redor, o que permite planejar um espaço multimodal e de alta conectividade.

Essa estrutura única poderá ser otimizada com a experiência de Zhengzhou, resultando em maior eficiência de transporte e economia logística.

De acordo com Guerrante, essa característica permitirá ao Rio expandir suas rotas comerciais e aprimorar seu sistema de mobilidade urbana, criando novas oportunidades de negócios e desenvolvimento para a cidade.

A Aldeya Life Park: ponto de partida para a aerotrópole carioca

O projeto que está por trás dessa transformação não começou do zero.

Há quatro anos, a Prefeitura do Rio iniciou a construção do Aldeya Life Park, um polo econômico com cerca de 150 mil m² no próprio sítio aeroportuário.

Segundo o líder do projeto, André Bendavit, o Aldeya Life Park é o primeiro passo para consolidar o conceito de “cidade-aeroporto” no Brasil, oferecendo uma infraestrutura que conecta terra, mar e ar.

A localização permite o uso tanto da Baía de Guanabara quanto das vias rodoviárias, como a Linha Vermelha e a Avenida Brasil, criando um polo de alta mobilidade que amplia as opções de deslocamento.

Além disso, o plano inclui a construção de um terminal de barcas, conectando o aeroporto ao Centro e ao aeroporto Santos Dumont, ampliando a rede de transportes na região.

Bendavit destacou a importância dessa infraestrutura para o sucesso da aerotrópole carioca: “A conectividade multimodal é essencial para tornar esse projeto viável e competitivo.”

Aerotrópoles pelo mundo: um modelo de sucesso

O conceito de aerotrópole, que une um aeroporto ao planejamento urbano e econômico de uma cidade, já se provou bem-sucedido em cidades como Dubai, Amsterdã e Hong Kong.

Esses locais se tornaram polos de atividades econômicas e logísticas, com o aeroporto servindo não apenas como ponto de entrada e saída de passageiros, mas também como catalisador para setores como comércio eletrônico, alta tecnologia e serviços de saúde.

Conforme especialistas, esse modelo tem a capacidade de dinamizar a economia local ao reduzir custos de transporte e aumentar a eficiência logística, atraindo empresas de diversos setores.

A aplicação desse conceito no Rio poderá significar uma transformação sem precedentes.

Espera-se que o projeto não apenas traga inovações em infraestrutura e tecnologia, mas também que crie empregos, fomente o desenvolvimento de serviços voltados para a população local e amplie o potencial turístico da cidade.

Aerotrópole: o aeroporto como coração de uma metrópole

A definição de aerotrópole destaca o papel do aeroporto como núcleo de atividades econômicas e sociais que geram valor para toda a cidade.

Segundo o conceito, além das funções tradicionais, um aeroporto pode impulsionar áreas como a indústria de alta tecnologia, logística, centros de distribuição e até mesmo o setor de saúde, que se beneficia da proximidade com o transporte aéreo para ampliar o alcance dos serviços.

Essa infraestrutura de ponta visa a criar um ambiente vibrante e dinâmico que contribui para o crescimento regional.

De acordo com Guerrante, a parceria com Zhengzhou traz um grande diferencial para o projeto carioca: “Não começamos do zero.

Estamos integrando as melhores práticas já implementadas na China e adaptando-as ao nosso contexto,” afirmou o diretor.

Com o apoio chinês, o Rio ganha um modelo já testado e validado, reduzindo riscos e acelerando a implementação.

O futuro da cidade-aeroporto do Rio: uma revolução urbana ou um sonho distante?

Diante da magnitude e dos desafios de um projeto dessa natureza, fica a pergunta: será que o Rio de Janeiro tem o que é preciso para se transformar em um dos principais polos globais de inovação e conectividade?

Em um contexto de grandes transformações urbanas, a ideia de uma aerotrópole pode, de fato, alavancar o potencial econômico e social do Rio de Janeiro, mas dependerá de uma gestão pública eficiente, investimentos robustos e cooperação internacional.

Será que essa “megacidade” no entorno do Galeão conseguirá realmente impulsionar o Rio de Janeiro ao patamar de um polo global de desenvolvimento e inovação?

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Robisney Avelar
Robisney Avelar
17/11/2024 09:11

Ótimo, um projeto em um bairro com uma das maiores concentrações de favelas do RJ. Uma ilha , com uma única entrada e saída e o projeto se apontado na “mobilidade” da linha vermelha e amarela!!!! É pra rir ?????
Projeto para dar dinheiro que a chineses e nada mais ! Ridículo!! E o prefeito? É o mesmo que “comeu” o dinheiro das olimpíadas e não saiu do papel vários projetos previstos !!! Acredita quem quer !!!

Zé mané
Zé mané
16/11/2024 21:50

Putz, parceria com a CHINA !
Ninguém merece.
Mais uma obra inacabável fonte de muita corrupção.

It thing
It thing
16/11/2024 16:18

Tem que combinar com CV, PCC e as Milícias.
São os donos da Cidade

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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