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Revolucionária bateria de carro elétrico desenvolvida com SAL promete transformar a indústria automotiva

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 02/03/2023 às 23:50
Atualizado em 05/03/2023 às 19:06
Nova bateria de carro elétrico desenvolvida com SAL promete mudar a indústria
Foto: Divulgação/ELST

Pesquisadores desenvolvem bateria a base de sal para carro elétrico. Alternativa promete substituir as de íon de lítio.

A bateria de íons de lítio é a mais comum nos carros elétricos atualmente, mas há obstáculos significativos que dificultam uma aceitação mais ampla deste tipo de veículo. A mineração de metais preciosos necessários para fabricar as baterias gera muita poluição e exploração de pessoas. Além disso, essas baterias podem explodir, como já ocorreu em diversos casos. Outra desvantagem é que elas não são tão duráveis, o que requer uma capacidade adicional. Para superar esses problemas, algumas empresas estão pesquisando novas tecnologias de bateria.

Uma alternativa promissora é a bateria a base de sal, que utiliza materiais mais acessíveis e menos prejudiciais ao meio ambiente. Essas baterias também são mais duráveis ​​e seguras do que as de íons de lítio. Embora ainda esteja em fase de desenvolvimento, a bateria a base de sal tem potencial para substituir a bateria de íons de lítio nos carros elétricos no futuro. Isso poderia tornar os carros elétricos mais acessíveis e sustentáveis, reduzindo a dependência de metais preciosos e minimizando os impactos ambientais da mineração desses metais.

Nova bateria de sal pode mudar o mercado automotivo

Desta forma é possível notar que as baterias de íons de lítio funcionam, Entretanto, não podem ser o único meio para armazenar energia, assim surge uma nova alternativa promissora e que continua avançando com base em dois ingredientes comuns na cozinha de qualquer pessoa: água e sal.

Já presente no mercado, entretanto longe da produção para uso em carros elétricos, a baterias de sal e água tem como principal efeito o alto desempenho, o que pode ser uma ótima alternativa para a eletromobilidade.

Com estes ingredientes, o problema da vida curta, isto é, perda de capacidade ao passar do tempo e o agravante de ser inflamável serão totalmente eliminados. Pois a água e o sal não são sensíveis quanto às mudanças de temperatura e, desta forma, não pegam fogo. Segundo estudos, o uso de eletrólitos à base de água precisam receber uma certa porcentagem de sódio dissolvido para as baterias atuarem corretamente. Com base nisso, cientistas da Suécia passaram a utilizar altas concentrações de sal. Com isso descobriram que um eletrólito aquoso com muito sódio tem capacidade para dobrar a estabilidade eletroquímica.

Pesquisadores criam bateria com 250 ciclos

É importante destacar que muito sal pode gerar a cristalização do eletrólito e prejudicar o desempenho da bateria do carro elétrico. Sendo assim, os cientistas tiveram a ideia de buscar solvente que pudessem impedir esta cristalização. Foi, portanto, criada a bateria de íons de lítio com um eletrólito líquido não inflamável com ótima estabilidade.

Em prática, a novidade mantém desempenho aceitável por mais de 500 de carga e descarga, com adição de sal e outros solventes, os pesquisadores conseguiram assim alterar a atividade das moléculas de água durante a passagem dos íons de lítio.

Por fim, foi possível desenvolver uma bateria de sal com 250 ciclos de carga e descarga. Entretanto, a busca por desempenho não pode parar por ai.

Empresa desenvolve carro elétrico movido a água do mar

Em maio do último ano a NanoFlowCell atingiu um novo marco com a sua tecnologia voltada ao mercado automotivo, completando 350 mil km com o carro Quantino 48 Volt, movido à água salgada sem que haja nenhum tipo de defeito.

Desta forma, a expectativa agora é que a tecnologia, que essencialmente consiste no uso de um tipo de água salgada para acumular energia, comece a ser notada pela indústria automotiva como um meio mais viável, eficiente e barato que os demais, como baterias de íons de lítio ou as células de combustível a hidrogênio, que também não geram nenhum tipo de emissão de gases poluentes.

O carro elétrico movido a água salgada atua como uma demonstração tecnológica de como esta alternativa pode ser adaptada a um veículo com foco para os setores urbanos e de baixo custo, escolhido para realizar vários testes. Nos últimos anos, o protótipo do carro movido a água desenvolvido na Suíça já ultrapassou os 250 mil km rodados em estrada aberta, onde cerca de 100 mil destes foram feitos para testes de laboratório.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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