Maior mina de diamantes do mundo foi finalmente descoberta? Parece que sim!
Recentemente, cientistas revelaram detalhes sobre a maior mina de diamantes do mundo, localizada na fronteira entre a região de Krasnoyarsk e a República da Yakútia, na Rússia. Esta jazida, conhecida como Popigai, contém diamantes de extrema dureza e singularidade, totalizando alguns trilhões de quilates. Esta quantidade coloca Popigai em um nível muito superior a todas as outras reservas de diamantes conhecidas globalmente. Estima-se que esta mina possa abastecer o mercado mundial por mais de 3.000 anos.
Origem e demanda de diamantes
Segundo Aleksandr Portnov, doutor em geologia de minas, a formação desta imensa mina de diamantes se deu há milhões de anos, quando um meteorito colidiu com a Terra.
A descoberta da jazida ocorreu na década de 1970, mas na época não era possível explorá-la devido a limitações tecnológicas. Portnov ressalta que a magnitude da descoberta foi mantida em segredo porque suas reservas são extraordinariamente grandes, e somente recentemente foi possível determinar a viabilidade de utilização dos diamantes pela indústria.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- 05 profissões que garantem Green Card nos Estados Unidos: Farmacêuticos, Professores e trabalhadores da indústria são prioridades!
- Investimento milionário: Grupo Olho D’Água anuncia nova fábrica de açúcar com R$ 150 milhões e cria centenas de vagas de emprego!
Demanda global
A demanda global por diamantes na indústria é estimada em cerca de 5 bilhões de quilates. No entanto, como aponta Serguei Goryainov, comentarista da Agência de Informação e Análise Rough & Polished, a procura por diamantes naturais no mercado técnico ainda é bastante limitada.
Isso ocorre porque, ao extrair diamantes da natureza, não se pode garantir suas características exatas, tornando os diamantes sintéticos mais atraentes para aplicações industriais. Mesmo assim, empresas renomadas como De Beers e várias corporações japonesas estão interessadas na jazida de Popigai.
A Mina Argyle e as Gemas Rosas e Vermelhas
Em contraste, a mina Argyle, localizada na remota Austrália Ocidental, famosa pelas cobiçadas gemas rosas e vermelhas, foi fechada após quase quatro décadas de operação. A companhia Rio Tinto, responsável pela mina, encerrou as atividades em 2020. A mina Argyle era a fonte de cerca de 90% dos diamantes rosa-magenta, que estão entre os mais valorizados do setor. O fechamento da mina é visto por muitos concorrentes, desde a Rússia até o Canadá, como uma oportunidade para uma possível revalorização dos preços das pedras preciosas.
A revelação da maior mina de diamantes do mundo na Rússia e o fechamento da mina Argyle na Austrália marcam momentos significativos na história da mineração de diamantes. Enquanto a mina de Popigai promete abastecer o mercado mundial por milênios, potencialmente revolucionando várias indústrias, o encerramento das atividades em Argyle representa uma mudança dinâmica na oferta e demanda de diamantes de alta qualidade. A evolução da exploração de diamantes naturais e sintéticos continuará a moldar o futuro da indústria de pedras preciosas.