Com o silício mais puro do mundo, a maior reserva de silício em Goiás é um achado histórico único.
O Brasil está entre os 3 maiores produtores de minerais do mundo, além de ser conhecido por suas grandes reservas de metais importantes. Em 2017, o país produziu mais de 400 milhões de toneladas de minério de ferro. E por falar em metais importantes, o Brasil atualmente possui a maior reserva de silício do mundo, localizada na cidade de Cristalina, em Goiás. Uma verdadeira maravilha natural, o silício é considerado um semimetal, pois contém propriedades metais e ametais.
Presente na maioria dos eletrônicos que conhecemos, ter a maior reserva de silício do mundo coloca nosso país em uma posição estratégica no mercado global tecnológico. A maior reserva de silício em Goiás possui o silício mais puro do mundo, logo, é o mais desejado mundo afora.
A história da maior reserva de silício do mundo no Brasil
Há 274,8 km de distância de Goiânia, a maior reserva de silício do mundo fica dentro da cidade de Cristalina, conhecida como a Capital Mundial do Cristal. Lá possui uma grande jazida de cristal, que se estende por mais de 40 km, como profundidade de até 100 metros.
-
6 funções ligadas a manutenção industrial que não exigem ensino superior e pagam até R$ 16 mil
-
Primeira usina de etanol de milho do Nordeste entra em operação em Balsas, no Maranhão, e mira produção de 1 bilhão de litros por ano
-
A “Amazon chinesa” chega na Europa: JD.com adquire a MediaMarkt por US$ 2,5 bilhões e desafia a liderança da Amazon no varejo europeu
-
Fim da placa padrão Mercosul? Senador propõe retorno do município e Estado nas placas de carros para reforçar a identificação e ajudar a fiscalização
Podendo ser vista até do espaço, a maior reserva de silício em Goiás possui uma história fascinante, que se inicia em 1920 quando os primeiros garimpeiros chegaram à região de Cristalina, em busca dessa riqueza natural.
Mas só após a Segunda Guerra Mundial que o silício se tornou extremamente importante, pois descobriram que ele seria essencial na fabricação de eletrônicos, satélites e até mesmo instrumentos hospitalares. Daí por diante, a cidade de Cristalina se consolidou como a principal fornecedoras de silício para o mundo inteiro.
Todas essas histórias são contadas pelos próprios guias turísticos que atuam dentro da maior reserva de silício do mundo, já que atualmente o lugar é o principal ponto turístico do estado de Goiás.
Produção de silício no Brasil
Em dados numéricos, a estimativa é que a produção global do silício esteja em torno de 8 milhões de toneladas anualmente, sendo o Brasil responsável por cerca de 10 a 15% dessa produção, já que o país é um dos principais produtores de quartzo de alta pureza. Desse modo, o Brasil deve possuir uma produção estimada de 800.000 a 1.200.000 toneladas de silício por ano.
Apesar de haverem poucos dados precisos sobre a produção de silício no país, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), reuniu dados suficientes para estimar as informações citadas acima, baseados na abundancia de quartzo na crosta terrestre, quartzo esse que é a forma mais comum de silício encontrada na natureza.
Exploração da reserva natural do silício mais puro do mundo
Atualmente, a extração de cristais na maior reserva de silício em Goiás está sendo desativada de forma gradual, com o intuito de priorizar a preservação do lugar e dar mais espaço ao turismo, transformando a área em um grande parque natural, no qual os turistas poderão visitar, fazer trilhas, conhecer a história e se encantar com a beleza dos cristais que brotam da terra.
Ao entrar na maior reserva de silício com a orientação de guias da cidade, oss visitantes se deparam com a impressionante e imponente Pedra do Chapéu do Sol, um incrível megalito de 500 toneladas que se em apenas 48 centímetros de pedra.
O monumento natural possui 14 metros de altura e 7 metros de largura, considerado um dos maiores achados arqueológicos do mundo, formado há milhões de anos.
Saiba mais sobre Cristalina
A cidade de Cristalina está sobre um Domo Estrutural (camada de superfície da massa de rochas), formado basicamente por quartzito (rocha metamórfica-quartzo e areia) cortado por fendas (veios) de quartzo.
Estes veios se apresentam numa direção preferencial de 30 a 35 graus inclinados a NE (Nordeste=Norte/Leste). Em lugares específicos, formam-se bolsões de veios, como se fosse um enxame em todas as direções.
Nos veios de quartzo, podem abrir geodos, também conhecidos por bolsões, preenchidos por Cristais hialinos (vítricos). Estas fendas são preenchidas por quartzos com um alto índice de Sílica (SiO2), em torno de 99,9%, e o mais importante é que os demais componentes contaminantes (0,01%), pode ocorrer até mesmo em PPM (Partícula Por Milhão).
A maior reserva de silício do mundo fica em Cristalina, Goiás, e atualmente está sendo transformada em um grande parque natural de turismo, como forma de preservar o silício mais puro do mundo.
Com muita beleza e história para contar, a maior reserva de silício em Goiás é um achado único em nosso país. Vale lembrar que o silício é um elemento mais que essencial na produção de eletrônicos usados em nosso dia a dia e por isso, se faz mais que necessário a preservação do mesmo.
Qui coisa e toda essa glória não pertence a essa nação porque os políticos são verdadeiros imfratoures os pobre desse país são como cães despois dos militares apagaro amemoria desse povo a essa altura eles já não sabe o qui são