Parceria entre Renault, Geely e Aramco propõe solução que adapta EVs para tecnologia híbrida com custo reduzido
Enquanto o mercado de veículos elétricos segue em expansão, a Renault quer transformar veículos elétricos em híbridos para reduzir custos e ampliar a flexibilidade das montadoras. A proposta vem da Horse Powertrain, joint venture entre Renault Group, Geely e Aramco.
Renault quer transformar veículos elétricos em híbridos a partir de 2028
O novo sistema híbrido modular da Horse Powertrain será apresentado oficialmente no Auto Shanghai. O conjunto une motor a combustão, motor elétrico e transmissão em uma única unidade, projetada para substituir o conjunto motriz frontal de um veículo elétrico.
Segundo a empresa, o sistema poderá ser instalado com mínimas modificações, utilizando a estrutura elétrica já existente. Isso permite que um mesmo modelo de carro seja fabricado como elétrico ou híbrido na mesma linha de produção.
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Sistema híbrido promete ser compatível com gasolina, etanol e até metanol
A tecnologia da Renault quer transformar veículos elétricos em híbridos com uma abordagem de baixo custo e ampla compatibilidade. O motor a combustão do sistema pode funcionar com gasolina, etanol, metanol ou combustíveis sintéticos modernos.
O sistema também funciona como um extensor de autonomia, mantendo a bateria de alta voltagem e acionando diretamente as rodas dianteiras. A unidade também possibilita tração integral quando combinada a um eixo traseiro elétrico.
Híbrido modular pode acelerar transição energética em mercados com infraestrutura limitada
A solução da Renault quer transformar veículos elétricos em híbridos principalmente para fabricantes com menos recursos. Isso permite a adaptação de modelos elétricos acessíveis para mercados onde a infraestrutura de carregamento ainda é limitada.
Com controlador, inversor, conversor DC-DC e carregador embarcado integrados, o sistema oferece suporte técnico completo. A promessa é entregar diversidade de motorização sem alterar radicalmente os processos industriais atuais.
Renault planeja início da produção em série a partir de 2028
A Horse Powertrain estima que os primeiros veículos com essa tecnologia estejam nas ruas a partir de 2028. Marcas menores devem ser as primeiras a adotar o sistema, embora ele também seja compatível com plataformas de grandes montadoras.