No Brasil, a Volkswagen e a JAC já iniciaram seus trabalhos e apresentaram os caminhões e-Delivery e iEV1200T. Os dois modelos são viáveis devido à proposta de prestarem serviços em centros urbanos e conseguirem atingir distâncias diárias, mesmo com um banco de bateria reduzido.
Entretanto, se a bateria e a autonomia são dois fatores que geram dor de cabeça para montadoras como a Volkswagen e JAC em pequenos caminhões elétricos, especialistas questionam como serão realizados estes mesmos testes em caminhões pesados, uma vez que estes necessitam enfrentar distâncias maiores. Para tornar a proposta de caminhões com maior eficiência viável, o Reino Unido está realizando um teste piloto da e-Highway, um conceito que já havia sido experimentado em rodovias suecas.
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No projeto do Reino Unido, a e-Highway terá postes espalhados por 20 km da autoestrada M180, que fica próxima à cidade inglesa de Scunthorpe, com cabos de energia suspensos para encostar nos pontógrafos colocados no teto dos caminhões e recarregar suas baterias.
Para entender melhor o projeto do Reino Unido, a tecnologia é quase igual à utilizada nos trólebus de São Paulo, em ônibus e trens mais modernos movidos a energia. Durante os testes, serão utilizados caminhões da Scania, equipados com sistemas elétricos produzidos pela Siemens.
Rodovias elétricas recebem investimentos de R$ 14,4 milhões
O investimento inicial para os testes é de 2 milhões de libras, quase R$ 14,5 milhões. Se o Reino Unido entender que o sistema é viável, as instalações serão implantadas em todas as autoestradas até o ano de 2030 com um custo de 19 bilhões de euros.
Apesar de ser um valor alto, o governo acredita que tal investimento seja recuperado em até 15 anos com impostos sobre a eletricidade consumida. A previsão é de que a tecnologia deixe o processo de entregas mais rápido, pois os caminhões não precisarão de pausas para reabastecer. Além do Reino Unido, a Alemanha, Suécia e os EUA já fizeram testes com o sistema.
Caminhões elétricos da JAC e Volkswagen prometem revolucionar o mercado de entregas
O caminhão e-Delivery, da Volkswagen, possui duas versões, com 11 e 14 toneladas de peso bruto, ambas com um motor que entrega uma potência de 300 kW com um torque máximo de 2.150. As baterias do veículo da Volkswagen são 600 V que dão uma autonomia de 250 km.
Já o modelo da JAC Motors possui um peso total de 7,5 toneladas e seu motor entrega uma potência de 177 cavalos e um torque de 122,4 kgfm. Sua bateria de ferro lítio de 97 kWh gera ao iEV1200T uma autonomia de 200 km.