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Reino Unido quer copiar tecnologia utilizada pela Volkswagen e JAC no Brasil para criar rodovias elétricas que carregam caminhões enquanto eles rodam

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 18/08/2021 às 11:47
Reino Unido - caminhões elétricos - JAC Motors - Volkswagen -
Scania Expressa – caminhão elétrico – créditos: Scania/Divulgação

JAC Motors e Volkswagen lançaram seus caminhões elétricos, porém com uma autonomia que supre apenas pequenas distâncias. Pensando mais à frente, o Reino Unido pretende utilizar um sistema de rodovias elétricas que recarreguem os caminhões enquanto eles rodam, semelhante a de São Paulo

No Reino Unido algumas marcas já começaram a definir as datas para acabarem com as produções de carros a combustão e estão colocando em prática planos para serem 100% elétricas. Entretanto os veículos pesados, como caminhões, também estão recebendo esta nova tecnologia como mostram a Volkswagen e a JAC com seus caminhões elétricos, porém de forma mais lenta.

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No Brasil, a Volkswagen e a JAC já iniciaram seus trabalhos e apresentaram os caminhões e-Delivery e iEV1200T. Os dois modelos são viáveis devido à proposta de prestarem serviços em centros urbanos e conseguirem atingir distâncias diárias, mesmo com um banco de bateria reduzido.

Entretanto, se a bateria e a autonomia são dois fatores que geram dor de cabeça para montadoras como a Volkswagen e JAC em pequenos caminhões elétricos, especialistas questionam como serão realizados estes mesmos testes em caminhões pesados, uma vez que estes necessitam enfrentar distâncias maiores. Para tornar a proposta de caminhões com maior eficiência viável, o Reino Unido está realizando um teste piloto da e-Highway, um conceito que já havia sido experimentado em rodovias suecas.

No projeto do Reino Unido, a e-Highway terá postes espalhados por 20 km da autoestrada M180, que fica próxima à cidade inglesa de Scunthorpe, com cabos de energia suspensos para encostar nos pontógrafos colocados no teto dos caminhões e recarregar suas baterias.

Para entender melhor o projeto do Reino Unido, a tecnologia é quase igual à utilizada nos trólebus de São Paulo, em ônibus e trens mais modernos movidos a energia. Durante os testes, serão utilizados caminhões da Scania, equipados com sistemas elétricos produzidos pela Siemens.

Rodovias elétricas recebem investimentos de R$ 14,4 milhões

O investimento inicial para os testes é de 2 milhões de libras, quase R$ 14,5 milhões. Se o Reino Unido entender que o sistema é viável, as instalações serão implantadas em todas as autoestradas até o ano de 2030 com um custo de 19 bilhões de euros.

Apesar de ser um valor alto, o governo acredita que tal investimento seja recuperado em até 15 anos com impostos sobre a eletricidade consumida. A previsão é de que a tecnologia deixe o processo de entregas mais rápido, pois os caminhões não precisarão de pausas para reabastecer. Além do Reino Unido, a Alemanha, Suécia e os EUA já fizeram testes com o sistema.

Caminhões elétricos da JAC e Volkswagen prometem revolucionar o mercado de entregas

O caminhão e-Delivery, da Volkswagen, possui duas versões, com 11 e 14 toneladas de peso bruto, ambas com um motor que entrega uma potência de 300 kW com um torque máximo de 2.150. As baterias do veículo da Volkswagen são 600 V que dão uma autonomia de 250 km.

Já o modelo da JAC Motors possui um peso total de 7,5 toneladas e seu motor entrega uma potência de 177 cavalos e um torque de 122,4 kgfm. Sua bateria de ferro lítio de 97 kWh gera ao iEV1200T uma autonomia de 200 km.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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