1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Refinaria Replan da Petrobras bate recorde mensal de produção de Bunker 2020
Tempo de leitura 2 min de leitura

Refinaria Replan da Petrobras bate recorde mensal de produção de Bunker 2020

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 24/06/2020 às 16:46
Refinaria Replan da Petrobras alcança recorde mensal de produção de Bunker 2020
Refinaria Replan da Petrobras alcança recorde mensal de produção de Bunker 2020

Nos primeiros cinco meses deste ano, a Replan foi responsável por 12% de todo o Bunker produzido pela Petrobras. Em maio o índice foi de 22%

Petrobras anunciou na tarde deste dia (14/06), que a Replan localizada em Paulínia sua maior refinaria em capacidade de processamento de petróleo, bateu em maio o recorde mensal de produção de Bunker 2020. ANP avança plano de descomissionamento das plataformas P-15, P-12 e P-07 da Petrobras, que vão a leilão internacional mês que vem

Leia também

Bunker é um óleo combustível utilizado em motores de navios, com baixo teor de enxofre

A refinaria da Petrobras – Replan, atingiu no mês de maio a marca de 123 mil m³ (123 milhões de litros). Esse número é 36% superior ao recorde anterior, de janeiro deste ano, que foi de 90 mil m³.

De acordo com o informe da Petrobras, desde o início de 2020, todo combustível para navios comercializado no Brasil e em mais de 170 países deve possuir teor de 0,5% de enxofre, em função da Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios (Marpol). Adiantando-se a esse processo, a estatal comercializa o produto desde o ano passado.

Nos primeiros cinco meses deste ano, a Replan foi responsável por 12% de todo o Bunker produzido pela Petrobras. Considerando somente o mês de maio, esse índice foi de 22%.

“Todo o Bunker produzido pela refinaria Replan em Paulínia é transportado por dutos até o Terminal de Barueri, onde é armazenado para ser enviado, também por dutos, ao Porto de Santos”, afirma Petrobras.

Sobre a refinaria da Petrobras Replan

Replan é a maior refinaria da Petrobras em capacidade de processamento de petróleo: 69 mil m³/dia, o equivalente a 434 mil barris. Sua produção corresponde a aproximadamente 20% de todo o refino de petróleo no Brasil, processando quase a sua totalidade de petróleo nacional, grande parte oriunda da Bacia de Santos (pré-sal).

A Refinaria de Paulínia iniciou sua atividade de operação no dia 2 de fevereiro de 1972, três meses antes da inauguração. Cerca de 20 mil metros cúbicos de petróleo por dia (126 mil barris) eram processados naquela época.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos