O “Projeto Star” da Bracell utiliza das melhores tecnologias disponíveis no mercado para o setor de celulose, usando toda essa disponibilidade na nova fábrica em Lençóis Paulista
Tendo seu início das operações no final do ano de 2021, o Projeto Star tem como característica principal uma alta capacidade de tecnologia, usando o que tem de melhor de tecnologia para o setor de celulose. A nova fábrica da empresa localizada em Lençóis Paulista foi pensada visando a expansão da capacidade de produção de 250 mil toneladas/ano de celulose kraft, para 1,5 milhão de toneladas/ano de celulose solúvel ou até 3 milhões de toneladas/ano de celulose kraft.
O projeto da Bracell representa o maior investimento privado em tecnologia no Estado de São Paulo nos últimos 20 anos, sendo que a expansão da nova fábrica conta com as mais recentes tecnologias voltadas para uma fábrica de celulose de nova geração e não utiliza combustíveis fósseis. Além de todos esses componentes, a fábrica é autossuficiente em energia sendo que o seu excedente abastece o Sistema Interligado Nacional com energia limpa e de alta qualidade. Também, a unidade possui duas linhas flexíveis projetadas, prioritariamente, para produzir celulose solúvel.
Após a expansão ser concluída, a fase de operação vai empregar cerca de 6.650 trabalhadores, diretos e terceirizados, de forma permanente nas atividades industriais, florestais e de logística.
- China choca o mundo criando o MENOR DRONE do mundo! Com apenas 4,2 gramas e movido a energia solar
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Uma empresa revelou a primeira turbina a gás 100% movida a hidrogênio, inspirada no design de motores de aeronaves
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
Montagem da fábrica
Para o desenvolvimento da montagem eletromecânica da fábrica, responsável pela interligação de processos, conhecida como BOP (Balance Of Plant), a Bracell contratou a consultoria da filandesa Poyry.
O acordo entre as duas, assim como na LD, foi na modalidade EPCM, onde inclui as interligações entre todas as áreas de processo, os turbogeradores e sistemas de distribuição de vapor, a central de resfriamento de água e outros sistemas complementares.
Mais sobre tecnologia: China testa tecnologia inédita de armazenamento de energia utilizando a maior bateria de fluxo do mundo
Na última semana, a China conectou em sua rede elétrica a bateria de fluxo com a maior potência e capacidade de armazenamento de energia do mundo já produzida. A bateria de fluxo, chamada de Dalian, conta com uma capacidade de 100 MW, que será utilizada para amortecer os picos e vales da geração de energia renovável, disponibilizando energia em um nível constante mesmo quando o vento não estiver acionando as turbinas eólicas, ou à noite quando os painéis solares geram energia.
O projeto da bateria de fluxo foi desenvolvido pelo grupo do professor do Instituto de Físico-química Dalian Xianfeng Li, da Academia Chinesa de Ciências e o sistema foi criado e integrado pela Rongke Power Co.
A etapa que foi inaugurada agora pelos cientistas é a apenas a primeira, para demonstração do armazenamento de energia química em grande escala. O projeto completo deve chegar aos 200 Megawatts ou 800 megawatt-hora de eletricidade.