A Raízen, licenciada da marca Shell, inaugurou nesta semana um posto de recarga para veículos elétricos em São Paulo que utiliza energia sustentável. O objetivo é instalar 35 eletropostos até o ano de 2023.
A Raízen, empresa licenciada da marca Shell, inaugurou nesta segunda (13) a primeira estação de recarga elétrica Shell Recharge São Paulo, na Zona Norte da cidade. A estação conta com carregadores de 50 kW e 150 kW, e a Shell Recharge pode recarregar veículos elétricos em até 35 minutos, com energia de fonte sustentável e limpa. Além disso, a licenciada da marca Shell também prevê uma rede com 35 eletropostos do tipo até o final do ano-safra, que se encerra em março de 2023.
Posto de recarga para veículos elétricos da Raízen utiliza energia solar
Atualmente, a licenciada da Shell disponibiliza energia renovável para mais de 500 postos Shell por geração distribuída e projeta uma redução de até 20% dos custos de energia, uma economia de aproximadamente R$ 3 milhões por ano para os revendedores.
A geração de energia é feita por painéis de energia solar fotovoltaica ou utilizando subprodutos da cana-de-açúcar, entre outras fontes.
- Conheça o Austin FX4, o táxi londrino que marcou a história do país e hoje vive abandonado em um cemitério
- 6 motores antigos que ainda movem veículos novos no Brasil: a tecnologia que resiste há mais de 35 anos!
- Descubra a saúde do seu carro com o ‘Exame de Toque’ no escapamento
- Toyota abala o mercado e revela novo carro elétrico que promete autonomia impressionante de 605 km, capaz de fazer São Paulo ao Rio em uma só carga
Segundo a empresa, a energia elétrica distribuída é certificada pelo I-REC Standard, sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia, que garante a origem limpa e os padrões de sustentabilidade energética.
Segundo o vice-presidente de Energia e Renováveis da Raízen, Frederico Saliba, a chegada da Shell Recharge em São Paulo deve impulsionar o desenvolvimento da aquisição de veículos elétricos no Brasil, ao atender a necessidade por eletropostos de recargas rápidas.
Shell, Raízen e Volkswagen fecham parceria
Os eletropostos para veículos elétricos em São Paulo compõem uma parceria entre a Raízen, a Shell e a Volkswagen do Brasil para fomentar a eletrificação no país. As empresas também buscam fomentar o uso de etanol como uma estratégia complementar entre veículos elétricos, flex e híbridos.
A parceria inclui iniciativas para a instalação de postos de recarga para os veículos elétricos da marca e fornecimento de energia sustentável para as indústrias e rede de concessionárias da Volkswagen no país. No caso do etanol, o objetivo da Shell é desenvolver novas fórmulas de etanol pela sua licenciada, e P&D para aprimorar a eficiência do biocombustível.
A montadora alemã também anunciou recentemente um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Biocombustíveis no país. O objetivo é pesquisar fronteiras do uso do etanol como uma forma de eletrificação via célula de combustível, com foco também na exportação.
Raízen investe na Tupinambá Energia
Em janeiro, a Raízen anunciou a participação na rodada de investimento de R$ 10 milhões na startup Tupinambá Energia, empresa responsável por soluções de recarga para veículos elétricos. A startup foi desenvolvida em 2019 e opera infraestruturas de eletro-abastecimento de ponta a ponta, do aplicativo ao carro carregado. A rodada também recebeu investimentos da Plataforma Capital.
O aplicativo da Tupinambá conta com mais de mil pontos de recarga mapeados pelo Brasil para facilitar a localização, pelos usuários dos veículos elétricos, dos empreendimentos que disponibilizam esta categoria de serviço.
A Raízen informou, na época, que o investimento impulsionará o desenvolvimento da rede de recarga no país, além de disponibilizar outras soluções de mercado. Há também a possibilidade de converter o investimento em participação societária da empresa.
A parceria visa integrar o portfólio da Raízen em eletromobilidade, que inclui a distribuição de energia limpa e soluções de abastecimento elétrico para frotas de empresas, além da instalação de uma extensa rede de recarga rápida por meio do programa Shell Recharge, anunciado no final de 2021.