1. Início
  2. / Indústria
  3. / Rachadura em barragem de mineradora sul-africana é encontrada em Minas Gerais e acende alerta
Localização MG Tempo de leitura 3 min de leitura

Rachadura em barragem de mineradora sul-africana é encontrada em Minas Gerais e acende alerta

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 12/10/2022 às 12:06
Mineradora, barragem, Minas Gerais
Foto: reprodução www.google.com/maps

A mineradora se encontra no município de Santa Bárbara, no estado de Minas Gerais e, até agora, emitiu um alerta de nível 1 para a sua barragem CDS II

A empresa de mineração AngloGold Ashanti, mineradora sul-africana, declarou um alerta de nível 1 da barragem CDS II, localizada no município de Santa Bárbara, em Minas Gerais. Essa informação foi repassada no último sábado, 08, após uma vistoria realizada na sexta-feira, 7, por técnicos da Agência Nacional de Mineração ANM que estão acompanhando o caso.

A mineradora declarou em nota AngloGold Ashanti à imprensa que a decisão está seguindo o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM): “Neste nível, não é necessário o acionamento de sirenes ou a evacuação da zona de auto salvamento, visto que não há risco iminente de rompimento. Salientamos que as autoridades competentes estão sendo envolvidas”.

Trinca encontrada é considerada “comum” de acordo com a empresa

De acordo ainda com a empresa, depois da perícia de rotina a equipe técnica encontrou uma trinca de centímetros de largura na barragem em Minas Gerais, o que foi considerado comum em uma estrutura que passa por obras de reforço.

A mineradora ainda declarou que: “A mudança para nível 1 é preventiva e seguirá até a apresentação dos estudos e análises da auditoria externa especializada confirmando a segurança e estabilidade da barragem à ANM. Ressaltamos que a barragem CDS II conta com todas as licenças legais, além da declaração de condição de estabilidade emitida por auditoria externa em setembro de 2022”,

Ainda no sábado, a mineradora informou que recebeu o laudo feito por uma empresa externa especializada, atestando que o fator de segurança da barragem CDS II, de Minas Gerais, se encontra em nível acima do recomendado, o que comprova a segurança e estabilidade da estrutura. O fator de segurança atual é de 1.82, ou seja, superior ao mínimo exigido pela legislação, que é de 1.50”.

Mais sobre barragens: Mais de 100 mil famílias serão beneficiadas com energia de nova hidrelétrica da Certel na Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul

Na manhã da última quarta-feira, 24, durante um café da manhã em sua sede, autoridades da Cooperativa Certel anunciaram que transformará a Barragem Eclusa, em Bom Retiro do Sul, Rio Grande do Sul, em uma hidrelétrica. O projeto está previsto para entrar em operação em quatro anos e custará cerca de R$ 250 milhões. Segundo a Centel, a nova hidrelétrica terá capacidade para atender até 100 mil famílias.

Este anúncio ocorreu na presença de funcionários do governo estadual e regional. Esta será a sétima unidade de produção de energia sustentável que a cooperativa possui e opera. Durante o anúncio estavam presentes três secretários estaduais: A secretária de meio ambiente e infraestrutura, Marjore Kauffmann, do desenvolvimento urbano e metropolitano, Carlos Rafael Mallmann e o de Justiça e sistemas criminais e socioeducativos, Mauro Hauschild. Além desses, ainda estavam presentes, prefeitos de várias cidades, vereadores e secretários dos municípios.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos