A mineradora se encontra no município de Santa Bárbara, no estado de Minas Gerais e, até agora, emitiu um alerta de nível 1 para a sua barragem CDS II
A empresa de mineração AngloGold Ashanti, mineradora sul-africana, declarou um alerta de nível 1 da barragem CDS II, localizada no município de Santa Bárbara, em Minas Gerais. Essa informação foi repassada no último sábado, 08, após uma vistoria realizada na sexta-feira, 7, por técnicos da Agência Nacional de Mineração ANM que estão acompanhando o caso.
A mineradora declarou em nota AngloGold Ashanti à imprensa que a decisão está seguindo o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM): “Neste nível, não é necessário o acionamento de sirenes ou a evacuação da zona de auto salvamento, visto que não há risco iminente de rompimento. Salientamos que as autoridades competentes estão sendo envolvidas”.
Trinca encontrada é considerada “comum” de acordo com a empresa
De acordo ainda com a empresa, depois da perícia de rotina a equipe técnica encontrou uma trinca de centímetros de largura na barragem em Minas Gerais, o que foi considerado comum em uma estrutura que passa por obras de reforço.
- Mais de 3 mil operações, 33,5 quilos de ouro confiscados e R$ 245 milhões de prejuízo ao garimpo ilegal marcam a maior ofensiva já registrada na Terra Indígena Yanomami
- China compra mais ouro do que todos os países do mundo e já acumula 2.264 toneladas nos cofres
- Urânio? Que nada! China está de olho em jazida monumental de terras raras em mina do Amazonas!
- Porto de Hamad, uma obra monumental que revolucionou a Logística, Engenharia e o Comércio Marítimo no Oriente Médio
A mineradora ainda declarou que: “A mudança para nível 1 é preventiva e seguirá até a apresentação dos estudos e análises da auditoria externa especializada confirmando a segurança e estabilidade da barragem à ANM. Ressaltamos que a barragem CDS II conta com todas as licenças legais, além da declaração de condição de estabilidade emitida por auditoria externa em setembro de 2022”,
Ainda no sábado, a mineradora informou que recebeu o laudo feito por uma empresa externa especializada, atestando que o fator de segurança da barragem CDS II, de Minas Gerais, se encontra em nível acima do recomendado, o que comprova a segurança e estabilidade da estrutura. O fator de segurança atual é de 1.82, ou seja, superior ao mínimo exigido pela legislação, que é de 1.50”.
Mais sobre barragens: Mais de 100 mil famílias serão beneficiadas com energia de nova hidrelétrica da Certel na Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul
Na manhã da última quarta-feira, 24, durante um café da manhã em sua sede, autoridades da Cooperativa Certel anunciaram que transformará a Barragem Eclusa, em Bom Retiro do Sul, Rio Grande do Sul, em uma hidrelétrica. O projeto está previsto para entrar em operação em quatro anos e custará cerca de R$ 250 milhões. Segundo a Centel, a nova hidrelétrica terá capacidade para atender até 100 mil famílias.
Este anúncio ocorreu na presença de funcionários do governo estadual e regional. Esta será a sétima unidade de produção de energia sustentável que a cooperativa possui e opera. Durante o anúncio estavam presentes três secretários estaduais: A secretária de meio ambiente e infraestrutura, Marjore Kauffmann, do desenvolvimento urbano e metropolitano, Carlos Rafael Mallmann e o de Justiça e sistemas criminais e socioeducativos, Mauro Hauschild. Além desses, ainda estavam presentes, prefeitos de várias cidades, vereadores e secretários dos municípios.