1. Início
  2. Legislação e Direito
  3. Quase 79 mil infrações em apenas 7 meses: radares flagram motoristas avançando sinal e parando sobre faixas, e fiscalização eletrônica responde por 72,8 mil registros
Faça um comentário 3 min de leitura

Quase 79 mil infrações em apenas 7 meses: radares flagram motoristas avançando sinal e parando sobre faixas, e fiscalização eletrônica responde por 72,8 mil registros

Imagem de perfil do autor Fabio Lucas Carvalho
Escrito por Fabio Lucas Carvalho Publicado em 10/08/2026 às 08:24 Atualizado em 10/08/2026 às 08:53
Campinas registrou 78,9 mil infrações de trânsito. Saiba mais sobre os tipos de infrações e a fiscalização eletrônica.
Campinas registrou 78,9 mil infrações de trânsito. Saiba mais sobre os tipos de infrações e a fiscalização eletrônica.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Prefira o CPG no Google

Campinas registrou 78,9 mil infrações ligadas ao desrespeito a semáforos e faixas de pedestres até julho de 2026, com 67,6 mil avanços de sinal vermelho e seis pedestres entre as 16 mortes no trânsito no primeiro semestre.

Campinas registrou 78,9 mil infrações de trânsito relacionadas ao desrespeito às faixas de pedestres e aos semáforos até julho de 2026. Desse total, 67,6 mil ocorreram por avanço do sinal vermelho, segundo dados da Emdec.

Avanço do sinal vermelho concentra 67,6 mil infrações de trânsito

Das 78,9 mil penalidades expedidas até julho, 67,6 mil foram relacionadas ao avanço do sinal vermelho. A fiscalização eletrônica, feita por radares, identificou 62,4 mil dessas ocorrências.

Outras 11,3 mil infrações ocorreram por estacionamento ou parada sobre a faixa de pedestres, inclusive em locais com semáforos. Mais de 10,3 mil desses registros foram identificados pelos equipamentos eletrônicos.

No mesmo período de 2025, Campinas havia contabilizado 80,1 mil infrações envolvendo faixas e semáforos. Os números consideram penalidades efetivamente expedidas e podem incluir ocorrências do ano anterior processadas posteriormente.

Entre os flagrantes apresentados pela Emdec está uma motocicleta avançando o sinal vermelho na avenida John Boyd Dunlop, perto da Estação BRT Roseira / PUC, enquanto duas pedestres faziam a travessia.

Também foram identificados conflitos entre motoristas que desrespeitaram a sinalização e aqueles que obedeceram às regras, além de uso irregular de faixa exclusiva seguido de avanço semafórico no Corredor BRT Ouro Verde.

Outras 127 ocorrências envolveram condutas contra pedestres

A Emdec registrou ainda 127 infrações neste ano envolvendo outras formas de desrespeito aos pedestres.

As condutas incluem ultrapassar na contramão ou fazer retorno sobre travessias, deixar de dar preferência, dirigir ameaçando pedestres e utilizar o veículo para arremessar água ou objetos contra pessoas.

Segundo o coordenador de Monitoramento e Supervisão de Radares, Nilvando Rezende, a definição de pontos críticos para fiscalização eletrônica considera número de sinistros, recorrência de irregularidades e características da via.

“O resultado que queremos obter não é a punição, mas ela acaba sendo um dos instrumentos para provocar a conscientização e alcançar a proteção da vida no trânsito”, afirmou.

Seis pedestres morreram no trânsito no primeiro semestre

Campinas registrou 23 atropelamentos fatais em vias urbanas em 2025, contra 21 no ano anterior, alta de 9,5%.

Entre os sinistros fatais de 2025 que tiveram o fator de risco analisado, quatro casos envolveram avanço do sinal vermelho.

No primeiro semestre de 2026, seis das 16 mortes registradas no trânsito envolveram pedestres, equivalentes a 37% do total. O número representa queda de 40% em relação ao mesmo período de 2025.

Até o período informado, não haviam sido identificadas mortes relacionadas ao avanço do sinal vermelho em 2026.

Jornada da Mobilidade Ativa ocorre em agosto

Entre 8 e 16 de agosto, a Emdec promove a Jornada da Mobilidade Ativa, com ações de conscientização e reforço da campanha permanente de atenção ao pedestre, realizada em parceria com o Detran-SP.

A programação reúne atividades relacionadas ao Dia do Pedestre, celebrado em 8 de agosto, e ao Dia do Ciclista, em 19 de agosto.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x