1. Início
  2. / Economia
  3. / Quantidade de energia gerada por usinas termoelétricas sobe e com isso, sobem também as tarifas na conta de luz
Tempo de leitura 2 min de leitura

Quantidade de energia gerada por usinas termoelétricas sobe e com isso, sobem também as tarifas na conta de luz

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 16/03/2021 às 09:20
termoelétricas, energia, conta de luz
Fonte: reprodução – Via Google
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A energia proveniente de usinas termoelétricas, fonte mais cara comparado à hidrelétricas, está sendo utilizada por conta da escassez de chuvas, encarecendo a conta de luz

Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a geração de energia termoelétricas em janeiro deste ano foi a maior desde 2015 e o segundo maior nível no segundo mês desde o início em 1999. A energia produzida pelas termoelétricas é mais cara do que as hidrelétricas e com isso, o aumento na conta de luz é inevitável. A escassez de chuvas é o principal responsável, fazendo com que a fonte termoelétrica seja largamente utilizada.

Termoelétricas e os custos adicionais na conta de luz

A ANEEL informou que só em janeiro os consumidores pagaram 1,29 bilhão de reais pela energia para compensar os custos adicionais decorrentes do uso mais frequente das termoelétricas. O aumento nos custos com a eletricidade se deve à escassez de chuvas entre o final de 2020 e o início de 2021, ou seja, no meio do período chuvoso nas regiões sudeste e centro-oeste, onde ficam localizadas as principais hidrelétricas do país.

Essa situação gerou uma queda acentuada na quantidade de água armazenada nos reservatórios dessas usinas hidrelétricas. Quando isso acontece, o governo precisa economizar água desses reservatórios e reduzir a produção de energia das hidrelétricas. Para compensar e poder atender a demanda de energia, as termoelétricas devem ser acionadas.

Aneel informa que o aumento na conta de luz deve ser o maior desde 2018

O diretor-geral da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, André Pepitone afirma que o aumento médio da conta de luz em 2021 deve ser o maior desde 2018. André estima um aumento de 13%, que com devolução de impostos pode cair a 8%, mas que mesmo assim será o maior índice em três anos.

De acordo com a Aneel, diversos fatores levaram a um aumento acentuado nas contas de luz em 2021, que vão desde maior uso de termoelétricas até taxas de câmbio.

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos