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Qual porto brasileiro concentrou 105 mil carros vindos da China e liderou disparado as importações no país?

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 09/08/2025 às 15:24
Porto de Vitória lidera importação de veículos no Brasil, com mais de 105 mil carros chineses no 1º semestre de 2025.
Porto de Vitória lidera importação de veículos no Brasil, com mais de 105 mil carros chineses no 1º semestre de 2025.
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Pátios portuários no Espírito Santo receberam um volume recorde de veículos importados no primeiro semestre de 2025, movimentando bilhões de dólares e consolidando a liderança nacional nas operações de desembarque e distribuição de automóveis.

O Porto de Vitória, no Espírito Santo, consolidou-se como a principal porta de entrada de veículos importados no Brasil no primeiro semestre de 2025.

Entre janeiro e junho, 123.577 carros chegaram ao estado, vindos de 16 países diferentes.

Quase metade desse total desembarcou apenas em junho, com 54.592 unidades, a maioria formada por modelos eletrificados — categoria que inclui veículos elétricos, híbridos e híbridos plug-in.

O movimento intenso foi impulsionado pela corrida de importadores para antecipar compras antes do aumento das alíquotas de imposto, que passou a vigorar em julho.

Com a mudança, a taxa para carros elétricos subiu de 18% para 25%, para híbridos de 25% para 30%, e para híbridos plug-in de 20% para 28%.

Espírito Santo dispara na liderança nacional

O volume importado pelo Espírito Santo no período atingiu US$ 2,4 bilhões (cerca de R$ 13,2 bilhões), valor seis vezes maior que o registrado pelo segundo colocado, o Rio Grande do Sul, com US$ 362 milhões.

Na sequência aparecem Santa Catarina (US$ 339,5 milhões), Minas Gerais (US$ 286,5 milhões) e Paraná (US$ 240,4 milhões).

A predominância capixaba no setor é explicada por fatores logísticos e tributários.

A localização estratégica do estado e a estrutura dos portos, aliada a incentivos fiscais, fazem com que a região seja preferida por empresas para o desembarque de veículos destinados a concessionárias em todo o país.

Domínio chinês nas importações

Porto de Vitória lidera importação de veículos no Brasil, com mais de 105 mil carros chineses no 1º semestre de 2025. (Imagem: Thiago Soares/Folha Vitória)
Porto de Vitória lidera importação de veículos no Brasil, com mais de 105 mil carros chineses no 1º semestre de 2025. (Imagem: Thiago Soares/Folha Vitória)

Entre todos os países de origem, a China lidera com ampla margem, responsável por 105.626 carros desembarcados no Porto de Vitória no primeiro semestre.

O montante equivale a US$ 1,76 bilhão (R$ 9,3 bilhões) e representa mais de 85% do total de veículos que chegaram ao Espírito Santo no período.

Na lista de países exportadores para o estado, a Alemanha aparece em segundo lugar, com 4.593 unidades e US$ 198,8 milhões.

Em seguida vêm México (2.765 unidades), Coreia do Sul (2.206), Japão (1.917) e Eslováquia (1.185).

Também houve importações vindas dos Estados Unidos, Tailândia, África, Suécia, Hungria, Bélgica, Reino Unido, Áustria, Argentina e Finlândia, embora em volumes menores.

Porto de Vitória: pátios abarrotados

Imagens recentes mostram pátios completamente ocupados por veículos recém-desembarcados, em um cenário que lembra o de um bairro inteiro formado apenas por carros novos.

O Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex) aponta que a vocação do estado para esse tipo de operação já é antiga, mas os números de 2025 superam expectativas e ampliam a distância em relação a outros portos brasileiros.

Para efeito de comparação, São Paulo, historicamente associado a grandes volumes de comércio exterior, importou apenas US$ 7,8 milhões em veículos no período, valor quase 300 vezes menor que o registrado pelo Espírito Santo.

A corrida antes do aumento de impostos

O avanço das importações no primeiro semestre também se explica pela antecipação de compras diante da elevação das tarifas de importação.

Concessionárias e distribuidores aproveitaram a alíquota mais baixa para reforçar estoques, especialmente de modelos elétricos e híbridos, cujas vendas têm crescido no país.

Segundo dados do mercado automotivo, veículos eletrificados já representam parcela significativa das importações, impulsionados por consumidores interessados em economia de combustível e novas tecnologias.

Porto de Vitória lidera importação de veículos no Brasil, com mais de 105 mil carros chineses no 1º semestre de 2025. (Imagem: Thiago Soares/Folha Vitória)
Porto de Vitória lidera importação de veículos no Brasil, com mais de 105 mil carros chineses no 1º semestre de 2025. (Imagem: Thiago Soares/Folha Vitória)

No entanto, o aumento da tributação a partir de julho pode afetar o preço final ao consumidor e desacelerar temporariamente o ritmo de entrada desses modelos.

Impacto econômico e logístico

Além de movimentar bilhões de dólares em valores FOB (Free on Board, preço no local de embarque), o volume importado gera impacto direto na cadeia logística.

As operações exigem capacidade de armazenamento, transporte e distribuição para todas as regiões do país, tornando o Porto de Vitória um ponto estratégico não apenas para o Espírito Santo, mas para o Brasil como um todo.

O cenário também reforça a dependência brasileira de veículos fabricados no exterior, especialmente da China, que concentra a maior parte da produção mundial de automóveis elétricos e híbridos.

O domínio chinês nesse segmento não é exclusivo do Brasil: países da Europa, América do Norte e América Latina também registram participação crescente de fabricantes chineses.

Evolução recente

Nos últimos anos, o Espírito Santo tem ampliado sua participação nas importações de automóveis.

Esse avanço está ligado à modernização da infraestrutura portuária, a parcerias comerciais e à oferta de benefícios fiscais por parte do governo estadual.

O objetivo declarado é consolidar o estado como hub nacional para o desembarque e distribuição de veículos importados.

De janeiro a junho de 2025, chegaram ao Brasil 16 países fornecedores diferentes por meio do Porto de Vitória, mas nenhum deles se aproxima da participação chinesa.

O resultado mantém o Espírito Santo como líder isolado no ranking nacional de importações de automóveis, com participação muito superior a qualquer outro estado.

Diante desses números, uma questão fica no ar: com o aumento das tarifas e a concorrência global, será que o Porto de Vitória continuará liderando com folga as importações de veículos no Brasil?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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