A PTT Exploration and Production (PTTEP) e Inpex uniram-se para conduzir um estudo sobre o potencial de captura e armazenamento de carbono.
A empresa de petróleo e gás da Tailândia, PTT Exploration and Production (PTTEP), fez parceria com a Inpex, do Japão, para realizar um estudo sobre o potencial de captura e armazenamento de carbono (CCS) no Golfo Norte da Tailândia.
Espera-se que o estudo estabeleça as bases para o desenvolvimento potencial do centro CCS no Corredor Econômico Oriental da Tailândia (CEE). O investimento no CCS é uma medida importante para a redução das emissões de carbono e para atender aos compromissos ambientais internacionais.
PTTEP e a Inpex compartilharão seu conhecimento e experiência em CCSS no âmbito de uma colaboração internacional entre o Departamento Tailandês de Combustíveis Minerais (DMF) e a Organização Japonesa para Metais e Segurança Energética (JOGMEC). Este tipo de cooperação é essencial para avançar nas tecnologias de captura e armazenamento de carbono.
- É oficial: a Novonor decidiu mexer suas peças no tabuleiro petroquímico e traz ninguém menos que o ex-Ocyan para assumir o comando da Braskem
- PetroReconcavo surpreende o mercado com mega investimento de R$ 340 milhões em nova planta de gás natural na Bahia — Capacidade promete revolucionar o setor energético do Nordeste!
- Washington em alerta! Exportações de petróleo da Rússia para o Brasil explodem para o surpreendente valor de R$ 40,3 bilhões em 2024,
- Petrobras suspende operações do FPSO Cidade de Santos: milhões perdidos e impacto na produção de petróleo e gás no Brasil!
O potencial de captura e armazenamento de carbono na Tailândia
Temos um conhecimento único na subsuperfície do Golfo da Tailândia e experiência na iniciativa CCS do campo de gás Arthit. Combinado com a experiência internacional da Inpex na implementação de projetos de CCS, acreditamos que o resultado do estudo irá equipar a Tailândia com os conhecimentos e informações necessários para delinear a infraestrutura e o plano de desenvolvimento de CCS, especialmente a iniciativa central de CCS para a CEE, uma vez que a CCS é um dos caminhos promissores que poderiam reduzir substancialmente as emissões de carbono da indústria e manter ao alcance as metas líquidas de zero emissões de gases de efeito estufa do país’, disse Montri Rawanchaikul, CEO da PTTEP.
Avanços no estudo de viabilidade do CCS na Tailândia
Enquanto isso, a PTTEP está liderando o estudo de viabilidade do CCS do Leste da Tailândia do Grupo PTT. iniciativa central na CEE que visa reduzir as emissões de CO2 das instalações operacionais do grupo nas províncias de Rayong e Chonburi, bem como de áreas industriais próximas, utilizando a tecnologia CCS e o potencial de armazenamento no Golfo da Tailândia.
Implementação e operação do projeto CCS
O PTTEP também está a progredir com o primeiro projeto CCS na Tailândia, no campo de gás Arthit, no Golfo da Tailândia. Com a fase Front-End Engineering Design (FEED) agora concluída, a PTTEP espera iniciar a operação CCS no campo Arthit em 2027 para reduzir 700.000 a 1.000.000 toneladas de CO2 por ano provenientes da produção de gás.
Avanços geológicos e metas de emissões de gases de efeito estufa
O resultado do CCS O estudo na EEC, no campo Arthit e no projeto de exploração CCS do Golfo do Norte da Tailândia aprofundará os conhecimentos geológicos sobre a capacidade de armazenamento e ajudará a Tailândia a atingir a meta de zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2065.
- PTTEP contrata Honeywell para projeto CCS offshore na Tailândia
Tecnologia Energia Geociências Notícias do setor Atividade Ásia Captura de carbono CCS