Em razão do colapso no sistema de saúde, PT pede a reativação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras, no Paraná, fechada há um ano
Em nova manifestação ao Supremo Tribunal Federal, o líder do PT na Câmara, Enio Verri (PR), solicitou ao ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia), a reativação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras no Paraná (Fafen-PR) está desativada desde janeiro de 2020, para a produção de oxigênio medicinal para o abastecimento nacional durante o estado de calamidade pública.
Leia também
- Subsea 7 abre no RJ vagas para candidatos sem experiência para o seu programa de estágio na indústria de óleo e gás
- Extração do minério na Amazônia iniciada por Eike Batista resultou em morte de trabalhadores e miséria
- Multinacional Actemium em Macaé, iniciou recrutamento e seleção onshore para muitas vagas de ensino fundamental e médio
- Juntos pelo Amazonas: Ambev, Coca Cola, Nestlé, Petrobras, WEG e mais empresas se unem para construção de usina de oxigênio
O ofício foi encaminhado ontem (21/01) ao ministro Bento Albuquerque, o deputado propõe que a Fafen seja operada pela própria Petrobras ou por terceiros, inclusive cooperativas de trabalhadores.
Além disso, ele defendeu que as instalações da fábrica sejam convertidas para a produção de oxigênio medicinal, “insumo absolutamente essencial para que milhares de vidas sejam salvas neste momento”.
- É oficial: a Novonor decidiu mexer suas peças no tabuleiro petroquímico e traz ninguém menos que o ex-Ocyan para assumir o comando da Braskem
- PetroReconcavo surpreende o mercado com mega investimento de R$ 340 milhões em nova planta de gás natural na Bahia — Capacidade promete revolucionar o setor energético do Nordeste!
- Washington em alerta! Exportações de petróleo da Rússia para o Brasil explodem para o surpreendente valor de R$ 40,3 bilhões em 2024,
- Petrobras suspende operações do FPSO Cidade de Santos: milhões perdidos e impacto na produção de petróleo e gás no Brasil!
No ofício, Enio Verri destacou a crítica situação vivenciada pela população amazônida, em razão do colapso no sistema de saúde de Manaus e de outras cidades do estado do Amazonas e pela instabilidade no abastecimento de oxigênio hospitalar durante esse período de pandemia do coronavírus, situação agravada a partir do início do mês de janeiro de 2021, e que gerou a trágica situação de centenas de óbitos por asfixia e por falta de atendimento.
O ministro do STF, Ricardo Lewandowski ordenou que a União apresentasse plano detalhado sobre as medidas a serem adotadas com relação à situação de Manaus.
O ministro considerou as informações prestadas pela AGU e as notícias de colapso no sistema de saúde de diversos outros estados e municípios para cobrar medidas do governo federal.
Sobre a Fafen-PR Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras, no Paraná
A Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras no Paraná foi fechada há um ano pela direção da empresa. Ela tem capacidade para a produção de 30 mil metros cúbicos de oxigênio por hora, suficientes para abastecer 30 mil cilindros hospitalares pequenos, o que reduziria ou mesmo eliminaria o risco de interrupção do suprimento deste insumo essencial para salvar vidas durante esse período de pandemia no Brasil.