1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Projetos de energia solar crescem no Brasil e chamam atenção de investidores
Tempo de leitura 2 min de leitura

Projetos de energia solar crescem no Brasil e chamam atenção de investidores

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 22/09/2020 às 10:11
energia solar - investidores - renovável
Painéis de energia solar

A geração distribuída de energia solar no Brasil vem chamando a atenção dos acionistas e tudo indica que mais investimentos estão por vir

Durante a pandemia e a severa crise econômica com perdas massivas de empregos, tem havido muitas notícias ruins e perturbadoras, uma boa notícia nessa mistura é a recente descoberta de que a geração global de energia eólica e solar dobrou nos últimos cinco anos, de acordo com um novo relatório do EMBER.

Leia também

À medida que a energia solar aumenta, é possível para as nações ao redor do mundo reduzir sua dependência excessiva de combustíveis fósseis e energia nuclear. Especialista em Direito Ambiental explica sobre o desenvolvimento do país na indústria de energia solar.

Monitoramento de energia solar no Brasil

A maior presença de energias renováveis, em especial de energia solar na matriz brasileira é algo que já está acontecendo e continuará acontecendo nos próximos anos.

Em 2006, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) passou a monitorar periodicamente a capacidade instalada dos parques eólicos em operação comercial, hoje distribuídos em oito estados (Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina). Atualmente, o ONS registra 14.975 MW de energia solar instalada, o que representa 9,1% da matriz elétrica.

A capacidade energética nacional tem se expandido no Brasil

A especialista usa como exemplo o estado de Minas Gerais, afirma que existe um projeto em pauta que prevê mais de 100 novos parques de geração distribuída de energia solar.

O Brasil estará definitivamente no caminho certo. Mas nenhum outro governo ainda está garantido para fazer o que precisamos para manter as mudanças climáticas em 1,5 ou mesmo 2 graus. Por exemplo, a China ainda está construindo usinas a carvão.

O problema é que, embora a energia solar sejam baratas o suficiente, elas precisam de uma visão política clara para acelerar todos os obstáculos para uma implementação rápida – coisas chatas como planejamento acelerado e acesso à rede. E uma visão política moralmente forte hoje não existe em muitos países atualmente.    

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos