Proposta visa a implantação de um parque eólico no offshore do Rio Grande do Norte, com 300 Km² de área, 52 aerogeradores de 12 MW de potência instalada, além de duas subestações elétricas
O projeto de construção de parque de energia eólica offshore no Rio Grande do Norte está cada vez mais perto de começar a ser executado! A BI Energia apresentou detalhes do escopo da proposta ao Governo do Estado, em encontro virtual realizado na última quinta-feira (03), e ficou estabelecido que haverá a assinatura do Memorando de Entendimento entre os interessados dentro de duas semanas.
Leia também
- Shell vai entrar no mercado de energia eólica offshore do Brasil: “uma questão de tempo”
- Energia eólica offshore promete impulsionar o futuro do Brasil
- Ibama autoriza novo projeto de geração eólica offshore no Ceará com 100 aerogeradores e 1,2 GW
Entre outros assuntos, os representantes da Bi Energia abordaram questões e licenças a serem seguidas junto aos órgãos ambientais, como o Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte) e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais).
Segundo o engenheiro e representante da empresa Lúcio Bomfim, para iniciar as obras do parque eólico offshore, serão necessários de dois a três anos, a contar com a liberação do Ibama, termo de referência, audiência pública com as comunidades e projeto executivo.
- Alemães apostam no Brasil, investindo R$ 50 milhões para transformar o país em um dos líderes na produção de do combustível sustentável de aviação (SAF)
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
O projeto visa a implantação de um parque eólico no offshore de Touros, São Miguel do Gostoso e Pedra Grande, cidades do Rio Grande do Norte, com 300 Km² de área, 52 aerogeradores de 12 MW de potência instalada, somando 624 MW, além de duas subestações elétricas. Segundo a Bi Energia, estima-se que sejam gerados 3,1 mil Gwh/ano.
Potencial eólico do Rio Grande do Norte
O Rio Grande do Norte é um dos estados do Nordeste com maior portencial para abrigar projetos de energia eólica no país. Atualmente, o RN tem 164 usinas em operação, 19 em construção e outros 84 projetos contratados, em que as obras ainda não foram iniciadas e apresenta capacidade instalada para geração de 4.450 MW de energia.
Segundo a governadora do estado, Fátima Bezerra, o RN tem aumentado a sua capacidade, inclusive por meio de parcerias e investimentos como esse da Bi Energia, e continua liderando o ranking da produção eólica no Brasil.
Sobre a Bi Energia
A BI Energia é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) idealizada para a construção do primeiro parque eólico offshore do Brasil. A empresa faz parte do grupo de empresas da BI Holding Participações e Investimenos que possui foco em produção e geração de energia.
O projeto da BI Energia localiza-se na Caucaia-CE, entre os portos do Pecém e Mucuripe e está projetado para abastecer aproximadamente 25% da necessidade energética do Estado. Essa experiência com projetos no Ceará fez acelerar projetos de eólica offshore no Rio Grande do Norte.