Órgão realiza audiência pública para avaliar o projeto de construção da A Usina Termelétrica NF 2, que terá 1.713 MW de potência e será instalada em Macaé pela EDF
A EDF Norte Fluminense do Brasil planeja construir uma nova usina termelétrica a gás natural em Macaé, estado do Rio de Janeiro. O projeto foi encaminhado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que realizou audiência pública sobre a proposta nesta quarta-feira (07).
Leia também
- A multinacional de petróleo e gás NOV está com vagas de emprego abertas para técnico, assistente, supervisor e mais cargos em Macaé e outras cidades
- 3R Petroleum mira campos offshore da Petrobras no Espírito Santo
- Multinacional Voltalia finaliza instalação do centro mundial de operações de energias renováveis no município de Mossoró (RN)
A Audiência Pública é um evento que faz parte do processo de licenciamento ambiental, sendo previsto pela Resolução CONAMA 01/1986. Nele são apresentadas as características principais do projeto e informações contidas no EIA e no RIMA sobre os impactos no meio ambiente e na vida da população.
A Usina Termelétrica Norte Fluminense 2 terá 1.713 MW de potência instalada para geração de energia elétrica a partir da queima do gás natural. Essa potência corresponde a 19% da capacidade de geração instalada no estado do Rio de Janeiro, podendo atender ao consumo de cerca de 5,2 milhões de pessoas em todo o país.
- Energia em Alta: Eneva Alcança Resultados Recordes no Terceiro Trimestre
- Adeus carvão, olá futuro! Termelétrica do Pecém anuncia transição bilionária e promete se tornar referência nacional em energia sustentável
- Governo em alerta: Petrobras planeja recompra de refinaria vendida por US$ 1,8 bilhão em 2021
- Petrobras diz ‘que não’, nega acordo e propõe revisão de venda de refinarias ao Cade em meio a mudanças no mercado!
O abastecimento da rede nacional será feito por meio de uma linha de transmissão de 500kV que ligará a subestação Campos 2, em Campos dos Goytacazes, à futura subestação Lagos, em Rio das Ostras, que também está em processo de licenciamento ambiental.
A construção da usina termelétrica NF 2, além do gasoduto e da linha de transmissão, deve levar 48 meses. Nenhum valor de investimento foi fornecido. A empresa já opera uma usina em Macaé, a Usina Termelétrica Norte Fluminense, que é movida a gás natural produzido na bacia de Campos.
https://youtu.be/MMfXa8z3yJkOutros projetos de usina termelétrica em Macaé
Um consórcio formado pela Shell, o Pátria Investimentos e a Mitsubishi será responsável pela usina Marlim Azul, com 565,5 MW de capacidade, que começará a operar em 2023, a partir do gás proveniente dos campos do pré-sal.
A brasileira Eneva e BP Energy também prevê uma usina de 1.355 MW em Macaé, que será movida a GNL fornecido pela petroleira britânica, a termelétrica Nossa Senhora de Fátima.