1. Início
  2. / Refinaria e Termoelétrica
  3. / Projeto de construção de nova usina termelétrica em Macaé do Grupo EDF é encaminhado para o Ibama
Localização RJ Tempo de leitura 2 min de leitura

Projeto de construção de nova usina termelétrica em Macaé do Grupo EDF é encaminhado para o Ibama

Escrito por Kelly
Publicado em 08/10/2020 às 13:51
Projeto de construção de nova usina termelétrica em Macaé do Grupo EDF é encaminhado para o Ibama
Usina termelétrica da EDF/Imagem: Site da empresa

Órgão realiza audiência pública para avaliar o projeto de construção da A Usina Termelétrica NF 2, que terá 1.713 MW de potência e será instalada em Macaé pela EDF

A EDF Norte Fluminense do Brasil planeja construir uma nova usina termelétrica a gás natural em Macaé, estado do Rio de Janeiro. O projeto foi encaminhado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que realizou audiência pública sobre a proposta nesta quarta-feira (07).

Leia também

A Audiência Pública é um evento que faz parte do processo de licenciamento ambiental, sendo previsto pela Resolução CONAMA 01/1986. Nele são apresentadas as características principais do projeto e informações contidas no EIA e no RIMA sobre os impactos no meio ambiente e na vida da população.

A Usina Termelétrica Norte Fluminense 2 terá 1.713 MW de potência instalada para geração de energia elétrica a partir da queima do gás natural. Essa potência corresponde a 19% da capacidade de geração instalada no estado do Rio de Janeiro, podendo atender ao consumo de cerca de 5,2 milhões de pessoas em todo o país.

O abastecimento da rede nacional será feito por meio de uma linha de transmissão de 500kV que ligará a subestação Campos 2, em Campos dos Goytacazes, à futura subestação Lagos, em Rio das Ostras, que também está em processo de licenciamento ambiental.

A construção da usina termelétrica NF 2, além do gasoduto e da linha de transmissão, deve levar 48 meses. Nenhum valor de investimento foi fornecido. A empresa já opera uma usina em Macaé, a Usina Termelétrica Norte Fluminense, que é movida a gás natural produzido na bacia de Campos.

https://youtu.be/MMfXa8z3yJk

Outros projetos de usina termelétrica em Macaé

Um consórcio formado pela Shell, o Pátria Investimentos e a Mitsubishi será responsável pela usina Marlim Azul, com 565,5 MW de capacidade, que começará a operar em 2023, a partir do gás proveniente dos campos do pré-sal.

A brasileira Eneva e BP Energy também prevê uma usina de 1.355 MW em Macaé, que será movida a GNL fornecido pela petroleira britânica, a termelétrica Nossa Senhora de Fátima.

Kelly

Engenheira de Petróleo especialista em Eficiência Energética e pós-graduada em Engenharia Civil; Possui experiência em atividades na indústria petrolífera onshore. Entre em contato para sugestões de pauta, postar vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos