Com a saída de 10.082 funcionários inscritos em seu PDV, a Petrobras estima retorno de 18 bilhões de reais até 2025
De acordo com publicação da Petrobras na última quinta-feira, a empresa informou que deverá receber cerca de R$ 18 bilhões em “retorno adicional” até 2025 com a inscrição de seus 10.082 funcionários nos programas de desligamento voluntário (PDVs) ou de aposentadorias incentivadas (PAI).
Veja ainda outras notícias:
- A líder CCR está com muitas vagas de emprego para os estados do RJ, SP, MS, PR e RS
- Petrobras avança com processo de venda na transportadora de gás NTS
- Recursos Humanos da Smartcoat em Macaé recebe currículo para atividade onshore na função Eletricista de Manutenção
A estatal também estima que, até 2025, devido à saída de mais de 10.000 funcionários registrados no plano, a empresa reduzirá os custos com pessoal em aproximadamente R$ 4 bilhões por ano, o que representa 22% do número total de funcionários existentes.
Segundo o presidente da empresa, Roberto Castello Branco, “Cabe destacar que o impacto esperado das indenizações no caixa da companhia não será imediato em 2020, mas sim diluído ao longo dos próximos três anos. Isso porque, no PDV 2019, existem categorias com saída prevista em até 24 meses, o que diluirá os desligamentos no tempo”.
- Corrida bilionária na Antártida: Países constroem em condições extremas para explorar 511 bilhões de barris na maior reserva de petróleo do mundo
- Lucro da Petrobras! Empresa entra no top 5 das petroleiras mais lucrativas do trimestre com resultados espetaculares; atrás de Aramco, ExxonMobil e Shell
- Passeio Offshore? Plataformas desativadas da Petrobras podem ser utilizadas como complexos turísticos, evitando a necessidade de desmontagem
- Há 50 anos, Petrobras descobria sua maior bacia de petróleo! Conheça a revolução que fez o Brasil se tornar uma potência mundial no setor e que agora promete gerar MAIS 25 MIL empregos
“Além disso, a companhia optou por diferir o pagamento das indenizações em duas parcelas, sendo uma no momento do desligamento e a outra em julho de 2021 ou um ano após o desligamento, o que for maior”, declarou.
Em 2013, a empresa possuía cerca de 86 mil funcionários. “Os programas de desligamento voluntário foram elaborados com a preocupação principal de respeitar o direito de livre escolha de nossos colaboradores…. O resultado do PDV 2019 foi extremamente positivo com 94% de adesão, dos 10.053 empregados elegíveis…”, frisou Castello Branco.
Além do Programa Aposentadorias Incentivas (PAI), programa de desligamento voltado aos empregados aposentáveis com vigência até 31 de dezembro de 2023, a companhia implementou três outros planos: PDV 2019; PDV específico para empregados lotados em ativos/unidades em processo de desinvestimento; PDV exclusivo para os empregados que trabalham no segmento corporativo da empresa.