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Produzida em solo brasileiro, elogiada em outros países e ignorada por aqui: por que a Ram 700 não é vendida no Brasil?

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 22/06/2025 às 22:44
Atualizado em 24/06/2025 às 19:43
Produzida em solo brasileiro, elogiada em outros países e ignorada por aqui: por que a Ram 700 não é vendida no Brasil
Foto: Divulgação/Stellantis
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Mesmo fabricada em Minas Gerais, a picape Ram 700 nunca chegou às ruas brasileiras. Entenda os motivos por trás da decisão da Stellantis, os mercados onde o modelo faz sucesso e o impacto dessa escolha para o consumidor nacional

A Ram 700 é uma picape compacta produzida na fábrica da Stellantis em Betim (MG), amplamente elogiada em mercados latino-americanos como México, Chile e Colômbia. Mesmo com desempenho eficiente, visual atrativo e motor moderno, ela é ignorada no mercado brasileiro, onde nasceu. Neste artigo, exploramos por que a Ram 700 não é vendida no Brasil, apesar de sua produção nacional e boa aceitação internacional.

O que é a picape Ram 700?

Baseada na Fiat Strada, a picape Ram 700 é uma versão rebatizada para atender ao mercado internacional sob o selo da marca Ram. Mantém praticamente toda a estrutura mecânica e de projeto da Strada, mas recebe visual reformulado na grade, logotipia e acabamento.

Produzida em Betim, ela utiliza o motor 1.3 Firefly flex (convertido para gasolina pura nos mercados externos) e oferece opção de câmbio automático do tipo CVT.

Seus destaques são o visual robusto, equipamentos de conforto e segurança e boa economia de combustível. Em países como o México, lidera o segmento de picapes leves. A Ram 700 compartilha com a Strada a plataforma, mas se diferencia na identidade visual e nos ajustes voltados ao mercado externo.

Por que a Stellantis não vende a Ram 700 no Brasil?

Apesar de ser fabricada em solo nacional, a Stellantis não vende a Ram 700 no Brasil por três motivos principais: estratégia de marca, canibalização da Fiat Strada e o posicionamento de mercado da Ram no país.

A decisão é estratégica, voltada à preservação de uma estrutura de marcas bem segmentada e eficiente em termos comerciais.

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No mercado brasileiro, a marca Ram é sinônimo de luxo, robustez e alto desempenho. Com modelos como a 1500, 2500, 3500 e a Rampage, a Ram atua em nichos de alto valor agregado. Colocar a picape Ram 700, uma picape compacta com proposta popular, na mesma rede, comprometeria essa imagem premium.

Essa picape pequena poderia gerar ruído na comunicação da marca, confundindo consumidores que associam a Ram a motores V6 ou V8, alto torque e tecnologia embarcada de ponta. Essa não é a proposta da Ram 700, que tem perfil urbano, prático e econômico.

Fiat Strada lidera o segmento e bloqueia espaço para a Ram 700

A Fiat Strada é a picape mais vendida do Brasil, com mais de 144 mil unidades emplacadas em 2024 e cerca de 700 mil produzidas desde 2020. O modelo é um sucesso absoluto no varejo e no mercado de frotas, atendendo diferentes perfis de consumidor.

Lançar a Ram 700 aqui poderia canibalizar a Strada, provocando divisão de vendas e conflitos na rede de concessionárias. A existência de dois modelos idênticos com logotipos diferentes não faria sentido do ponto de vista estratégico, ainda mais considerando que ambas pertencem à Stellantis.

Ram 700 é sucesso fora do Brasil

Nos mercados onde a Fiat tem menor participação, a Ram 700 encontra espaço como opção versátil e confiável. No México, é vendida nas versões SLT, Big Horn e Laramie, com motor 1.3 Firefly e câmbio CVT. A picape se destaca pelo estilo robusto, alinhado com a identidade visual da Ram.

Outros países como Colômbia, Peru, Chile e Bolívia também recebem a picape, com variações de acabamento e opções de cabine dupla. Nessas regiões, o nome Ram tem força no mercado de utilitários, e a ausência da Fiat favorece a adoção da nova identidade.

Equipamentos, motorização e consumo

A picape Ram 700 traz equipamentos similares à Strada top de linha. Destaques incluem central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, faróis de LED e rodas de liga leve aro 15.

O motor 1.3 Firefly a gasolina gera cerca de 99 cv e 13 kgfm de torque, acoplado ao câmbio CVT com sete marchas simuladas. Segundo testes feitos no México, o consumo é de 16,1 km/l em ciclo misto sem carga, e 8,7 km/l com carga próxima do limite.

Ficha técnica

EspecificaçãoDetalhes
Motor1.3 Firefly, 4 cilindros, gasolina
Potência99 cv a 6.000 rpm
Torque13,0 kgfm a 4.000 rpm
CâmbioAutomático CVT (7 marchas simuladas)
TraçãoDianteira
Capacidade de carga650 kg
MultimídiaTela de 7″, com Android Auto e Apple CarPlay
RodasLiga leve aro 15
Segurança4 airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa
Consumo médio16,1 km/l (sem carga)
OrigemProduzida em Betim (MG), exportada para América Latina

Por que a Ram 700 não é vendida no Brasil: escolha de posicionamento

A decisão da Stellantis de manter a Ram 700 fora do mercado brasileiro é coerente com sua estratégia de segmentação de marcas. A Fiat segue forte nas picapes compactas e médias, enquanto a Ram foca no segmento premium. Ambas as marcas têm espaços bem definidos e audiências distintas.

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Introduzir a Ram 700 no Brasil criaria conflitos internos, não apenas nas vendas, mas também na comunicação e atendimento em concessionárias. A empresa aposta em manter a consistência e a eficiência no uso de sua estrutura.

A ausência da Ram 700 no Brasil e seu futuro incerto

Embora produzida no Brasil e celebrada em outros países, a Ram 700 segue fora do mercado interno por motivos claros: proteger a liderança da Fiat Strada, preservar a imagem premium da Ram e evitar conflitos comerciais dentro do grupo Stellantis.

A picape continua sendo um sucesso internacional, o que reforça a competência da engenharia brasileira. Para o consumidor nacional, resta a curiosidade e a esperança de que, em algum momento, essa picape que faz tanto sucesso lá fora também possa brilhar por aqui.

Ainda que a atual estratégia da Stellantis pareça imutável no curto prazo, mudanças no mercado, novas exigências de consumidores ou uma reestruturação de posicionamento de marcas podem, eventualmente, abrir espaço para que a Ram 700 seja considerada no Brasil.

A demanda por picapes compactas bem equipadas segue em alta, e o prestígio internacional da Ram 700 pode acabar influenciando uma reavaliação futura por parte do grupo. Até lá, a Ram 700 segue como um exemplo de produto nacional que conquistou o mundo, mas ainda espera por reconhecimento em casa.

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Eustaquio
Eustaquio
24/06/2025 19:49

Motor de 99 CV não vale nada, joga fora!!!

Beau
Beau
24/06/2025 18:17

É uma Fiat Strada com emblemas RAM não faz o menor sentido lançar aqui no Brasil já que competiria no mesmo segmento sem nenhum diferencial para ser atrativo que a deixasse competitiva…

Francisco Martins
Francisco Martins
24/06/2025 06:42

Se lançassem na Brazuela a RAM seria desmascarada. Seu preço seria uns 300 mil reais.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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