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Primeiro túnel imerso do Brasil! Obra avaliada em quase 6 BILHÕES vai passar por dentro do MAR e reduzir percusso de 50 para 2 minutos! Estrutura será acessível a carros, caminhões, bicicletas e até pedestres

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 31/08/2024 às 14:37
Primeiro túnel imerso do Brasil! Obra avaliada em quase 6 BILHÕES vai passar por dentro do MAR e reduzir percusso de 50 para 2 minutos! Estrutura será acessível a carros, caminhões, bicicletas e até pedestres
Primeiro túnel imerso do Brasil! Obra avaliada em quase 6 BILHÕES vai passar por dentro do MAR e reduzir percusso de 50 para 2 minutos! Estrutura será acessível a carros, caminhões, bicicletas e até pedestres

Imagine atravessar de uma cidade a outra em menos de dois minutos, sem precisar enfrentar as longas filas das balsas ou os congestionamentos da rodovia. Esse sonho pode estar prestes a se tornar realidade, com o primeiro túnel imerso do Brasil prestes a sair do papel.

Uma obra que, além de prometer facilitar a vida de milhões de pessoas, pode revolucionar a mobilidade urbana na Baixada Santista. Mas o que está por trás desse projeto grandioso?

Segundo as informações, o ambicioso projeto do túnel imerso entre Santos e Guarujá, parte do programa de parcerias de investimentos (PPI) do Estado de São Paulo, está avaliado em quase R$ 6 bilhões e se configura como uma das maiores obras de infraestrutura em andamento no país.

Essa estrutura monumental permitirá a passagem de veículos de passeio, transporte público, caminhões, bicicletas e pedestres, conectando de forma definitiva as duas cidades. Atualmente, mais de 28 mil pessoas fazem essa travessia diariamente utilizando balsas, um processo que pode levar até 50 minutos em horários de pico.

De acordo com informações do canal no YouTube “Construction Time”, que acompanha a evolução do projeto, o túnel imerso promete reduzir o tempo de travessia para menos de 2 minutos, além de garantir que as operações do porto de Santos, um dos maiores da América Latina, não sejam interrompidas.

A importância estratégica do túnel

Este túnel imerso é considerado um marco na infraestrutura nacional, sendo financiado por uma parceria público-privada que inclui aportes significativos tanto do governo estadual quanto da União, além de investimentos privados.

Conforme destacou “Construction Time”, 86% dos recursos virão de fontes públicas, divididos igualmente entre o Estado de São Paulo e o governo federal.

Além de facilitar a mobilidade na região, o túnel tem como objetivo estratégico eliminar um dos principais gargalos logísticos da Baixada Santista, potencializando o desenvolvimento e a expansão do porto de Santos.

Com o novo túnel, mais de 21 mil veículos, 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres poderão atravessar o canal de forma mais rápida e segura, uma mudança que promete transformar o cotidiano de milhares de pessoas.

Desafios e inovação na construção

A complexidade técnica da construção deste túnel é outro ponto que chama a atenção. Segundo “Construction Time”, o projeto envolve a pré-fabricação de seis módulos de concreto, cada um cuidadosamente construído em uma doca seca.

Após rigorosos testes de vedação e impermeabilidade, esses módulos serão submersos e ancorados no leito do canal, utilizando sistemas de posicionamento eletrônico de alta precisão para garantir que tudo esteja alinhado corretamente.

A obra também incorpora uma série de inovações em engenharia, como a utilização de pinos de aço e macacos hidráulicos para assegurar a estabilidade da estrutura. Após a união dos módulos, uma camada protetora de pedras será depositada sobre o túnel para protegê-lo de impactos de embarcações e âncoras soltas.

Impactos na mobilidade urbana e no meio ambiente

A construção do túnel imerso não só promete melhorar a mobilidade urbana na Baixada Santista, como também terá impactos ambientais positivos.

Segundo previsões do projeto, a demanda atual pelas balsas será reduzida em 70%, o que resultará em uma significativa diminuição na emissão de dióxido de carbono pelos veículos. Estima-se uma redução de 53% nas emissões de CO2, contribuindo para a sustentabilidade da região.

Além disso, o túnel contará com uma faixa adaptável para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), integrando-se perfeitamente ao sistema de transporte público da região.

Essa inovação coloca o projeto como um exemplo de infraestrutura sustentável e moderna, que atende tanto às necessidades de mobilidade quanto às exigências ambientais.

Um futuro promissor para a Baixada Santista

A construção deste túnel imerso não é apenas um marco para a infraestrutura de Santos e Guarujá, mas também uma promessa de transformação para toda a Baixada Santista.

A nova rota não apenas aliviará o tráfego na Rodovia Cônego Domênico Rangone, mas também otimizará o uso do canal do Porto, permitindo que navios de carga e passageiros naveguem com menos restrições.

Será que este túnel realmente será capaz de cumprir todas as promessas feitas? Estaremos presenciando uma revolução na mobilidade urbana no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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