As estradas paulistas estão prestes a passar por uma transformação histórica, com promessas de duplicações de vias, ciclovias que se estenderão por quilômetros e melhorias estruturais que visam revolucionar a mobilidade no estado.
O Governo de São Paulo está destinando R$ 4,3 bilhões ao longo dos próximos 30 anos para um extenso plano de melhorias em diversas rodovias estaduais.
De acordo com informações reveladas pelo jornal Gazeta de S.Paulo, o projeto prevê a duplicação de 90 quilômetros de estradas, a construção de 73 quilômetros de ciclovias, e a adição de faixas de ultrapassagem e acostamentos em várias regiões. No entanto, a data de início da cobrança de pedágios nas novas vias ainda não foi divulgada.
Investimentos e melhorias nas rodovias
Duplicações e ciclovias: Um dos pontos centrais do investimento inclui a duplicação do trecho Bertioga-Santos da SP-055 (Rio-Santos), que também contará com uma ciclovia em toda a sua extensão.
- Pedágio mais barato! Rodovia (BR) vai na contramão da maioria e anuncia que tarifas de pedágio serão reduzidas
- Cientistas descobrem metal que se remenda sozinho, fenômeno de ‘auto cicatrização’ em metal, que pode inaugurar nova era da engenharia
- A crise oculta da construção civil brasileira: setor bate recordes de venda, mas enfrenta uma escassez de mão de obra que ameaça o futuro das obras
- Ponte de quase R$ 400 milhões no Brasil que vai ligar cidades e gerar milhares de empregos chega a 27% e sua construção pode ser acompanhada em tempo real
Além disso, o trecho entre Peruíbe e Praia Grande ganhará vias marginais e dispositivos para melhorar a conectividade urbana. No trecho Miracatu-Peruíbe, além da duplicação, haverá a construção de dispositivos viários, marginais e passarelas.
Pedágios e sistemas de controle
- Investimentos em sistemas de arrecadação
De acordo com o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica, a Parceria Público-Privada (PPP) que fundamenta esse projeto prevê um gasto de R$ 87 milhões em sistemas e equipamentos para a arrecadação de pedágios, sendo que R$ 25,6 milhões serão aplicados já no primeiro ano de contrato.
O valor das tarifas foi estipulado entre R$ 1,00 e R$ 6,00 no Lote Litoral, com uma taxa de R$ 0,20 por quilômetro para pistas duplas e R$ 0,14 para pistas simples.
- Sistemas de fiscalização
Além das tarifas, o estudo projeta um investimento de R$ 29,2 milhões em sistemas de controle e fiscalização, incluindo R$ 16,8 milhões para instalação de radares e R$ 12,4 milhões para balanças de pesagem de veículos, garantindo a segurança e eficiência nas rodovias.
Terceiras faixas e segurança nas rodovias de São Paulo
- Faixas de ultrapassagem
O projeto também inclui a construção de 10 quilômetros de terceiras faixas no trecho Mogi-Bertioga, além da recuperação de quatro quilômetros de vias marginais e a construção de 47 quilômetros de acostamentos.
- Rampas de escape na serra
Na Serra do Mar, três rampas de escape serão construídas nos quilômetros 78,1, 84,4 e 88,5 para veículos pesados. Essas rampas são projetadas para aumentar a segurança nas descidas íngremes, evitando acidentes em caso de falha nos freios.
Com tantas mudanças previstas, você acredita que essas melhorias nas rodovias de São Paulo realmente trarão benefícios a longo prazo, ou os novos pedágios serão um obstáculo para os motoristas?