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Investimento bilionário tem duplicação, ciclovias e até novos pedágios em rodovias de São Paulo; 16 MILHÕES somente para implantar radares

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 25/08/2024 às 17:03
Investimento bilionário tem duplicação, ciclovias e até novos pedágios em rodovias de São Paulo; 16 MILHÕES somente para implantar radares
Investimento bilionário tem duplicação, ciclovias e até novos pedágios em rodovias de São Paulo; 16 MILHÕES somente para implantar radares

As estradas paulistas estão prestes a passar por uma transformação histórica, com promessas de duplicações de vias, ciclovias que se estenderão por quilômetros e melhorias estruturais que visam revolucionar a mobilidade no estado.

O Governo de São Paulo está destinando R$ 4,3 bilhões ao longo dos próximos 30 anos para um extenso plano de melhorias em diversas rodovias estaduais.

De acordo com informações reveladas pelo jornal Gazeta de S.Paulo, o projeto prevê a duplicação de 90 quilômetros de estradas, a construção de 73 quilômetros de ciclovias, e a adição de faixas de ultrapassagem e acostamentos em várias regiões. No entanto, a data de início da cobrança de pedágios nas novas vias ainda não foi divulgada.

Investimentos e melhorias nas rodovias

Duplicações e ciclovias: Um dos pontos centrais do investimento inclui a duplicação do trecho Bertioga-Santos da SP-055 (Rio-Santos), que também contará com uma ciclovia em toda a sua extensão.

Além disso, o trecho entre Peruíbe e Praia Grande ganhará vias marginais e dispositivos para melhorar a conectividade urbana. No trecho Miracatu-Peruíbe, além da duplicação, haverá a construção de dispositivos viários, marginais e passarelas.

Pedágios e sistemas de controle

  • Investimentos em sistemas de arrecadação

De acordo com o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica, a Parceria Público-Privada (PPP) que fundamenta esse projeto prevê um gasto de R$ 87 milhões em sistemas e equipamentos para a arrecadação de pedágios, sendo que R$ 25,6 milhões serão aplicados já no primeiro ano de contrato.

O valor das tarifas foi estipulado entre R$ 1,00 e R$ 6,00 no Lote Litoral, com uma taxa de R$ 0,20 por quilômetro para pistas duplas e R$ 0,14 para pistas simples.

  • Sistemas de fiscalização

Além das tarifas, o estudo projeta um investimento de R$ 29,2 milhões em sistemas de controle e fiscalização, incluindo R$ 16,8 milhões para instalação de radares e R$ 12,4 milhões para balanças de pesagem de veículos, garantindo a segurança e eficiência nas rodovias.

Terceiras faixas e segurança nas rodovias de São Paulo

  • Faixas de ultrapassagem

O projeto também inclui a construção de 10 quilômetros de terceiras faixas no trecho Mogi-Bertioga, além da recuperação de quatro quilômetros de vias marginais e a construção de 47 quilômetros de acostamentos.

  • Rampas de escape na serra

Na Serra do Mar, três rampas de escape serão construídas nos quilômetros 78,1, 84,4 e 88,5 para veículos pesados. Essas rampas são projetadas para aumentar a segurança nas descidas íngremes, evitando acidentes em caso de falha nos freios.

Com tantas mudanças previstas, você acredita que essas melhorias nas rodovias de São Paulo realmente trarão benefícios a longo prazo, ou os novos pedágios serão um obstáculo para os motoristas?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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