Presidente da Petrobras disse que vai entrar para ganhar no leilão da semana que vem

Petrobras

Megaleilão do petróleo da Cessão Onerosa desperta apetite da Petrobras por duas áreas no pré-sal e seu presidente declara otimismo

A Petrobras fez valer seu direito de interesse na compra de duas áreas, no pré-sal da Bacia de Santos, e declarou hoje cedo (29/10) que a companhia “vai entrar para ganhar”. Na semana passada a companhia declarou que vai usar o bônus da cessão onerosa para comprar outros poços no mesmo leilão.
A declaração foi do o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, que fez questão de demonstrar todo seu entusiasmo com o megaleilão que pode render R$ 106 Bilhões somente em bônus de assinatura à união.

As áreas que a Petrobras vai tentar adquirir são os ativos de Búzios e Atapu e o presidente da estatal, chegou a declarar que o campo de Búzios é a “maior jazida já descoberta” no pré-sal brasileiro.
Castello Branco declarou ainda que atualmente, devido a situação financeira da empresa, todos os projetos tem a sua viabilidade econômica avaliada e acabam competindo entre si para se tornarem efetivos ou não.

“Dado que o capital é escasso, os projetos têm que competir entre eles por capital. Só são aprovados projetos mais meritórios em risco e retorno”, explicou o presidente.
Dado o gigantismo e a complexidade do megaleilão da cessão onerosa, Castello Branco chamou o certame de “monstrengo” e classificou-o como “mais uma jabuticaba”.

O megaleilão

O megaleilão acontecerá na semana que vem, no dia 06 de novembro e vai leiloar quatro campos de petróleo na bacia de Campos, Atapu, Búzios, Itapu e Sépia.

O acordo da cessão onerosa foi assinado em 2010, onde Petrobras e União concordaram que a Petrobras pagaria pelo direito de explorar 5 bilhões de barris, do Pré sal, na Bacia de Santos.
Como o excedente por contrato pertencia a Petrobras, foi necessário um acordo com a união, pois não estava previsto tal venda no contrato (as reservas de petróleo se confirmaram bem mais altas que as previsões).

14 empresas se inscreveram para o leilão do excedente da cessão onerosa, são elas: BP, Chevron, CNOOC, CNODC, Ecopetrol, Equinor, ExxonMobil, Petrogal, Petrobras, Petronas, QPI, Shell, Total e Wintershall DEA.

Renato Oliveira

About Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki)