1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Preço do litro da gasolina despenca no Brasil e fica 16,7 % abaixo da média mundial, sem contar com nova redução dos valores da Petrobras
Tempo de leitura 2 min de leitura

Preço do litro da gasolina despenca no Brasil e fica 16,7 % abaixo da média mundial, sem contar com nova redução dos valores da Petrobras

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 01/08/2022 às 16:31
Atualizado em 22/08/2022 às 17:37
gasolina - diesle - preço - petróleo - combustível - refino
Falta de gasolina e diesel gera fila em em posto de combustível / Imagem UOL

Queda no valor nacional do combustível: no mundo média do preço litro da gasolina está em torno dos U$1,44, já no Brasil o valor despenca para o equivalente a U$1,119.

A redução dos impostos foi o fator mais relevante para a diminuição do preço da gasolina. Após a entrada de Caio Paes de Andrade junto às cobranças do governo, o litro da gasolina baixou em R$ 0,20 centavos e deixou indícios de que continuaria diminuindo nas próximas semanas. 

Com a aproximação das eleições, Bolsonaro declarou que o valor deve cair e se tornar o mais barato em comparação global, porém este benefício tem data para encerrar, o fim do seu turno. 

A queda no valor está em torno dos 16,7% em relação à média mundial. De acordo com os dados registrados pela Global Petrol, a média do preço litro da gasolina no mundo está em torno dos U$1,44, já no Brasil o valor despenca para o equivalente a U$1,119.

A Abicom informou que o valor era semelhante ao de importação e tudo isso por conta da redução dos preços nas refinarias da Petrobras.

Alteração no valor do combustível influencia não só de forma direta mas indireta

Obviamente a alteração no preço do combustível influencia não só de forma direta mas indireta também, quando tratamos da economia geral do país. Os três fatores principais são o corte dos impostos federais, Impostos de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e determinação do teto dos tributos relacionados ao produto em até 18%.

Apesar desses fatores, o preço do petróleo ainda são bem instáveis, já o diesel conservou os valores e não apresenta nenhum indício de mudança por enquanto. A principal problemática do diesel é a escassez que vem surgindo no mercado conforme os meses, pois o consumo nacional obteve um aumento considerável.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos